FAZENDO ARTE NO BERÇÁRIO: A INTERDISCIPLINARIDADE ARTÍSTICA NO DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS
Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção, realizado em uma instituição pública de educação infantil, escola campo da Universidade Federal de Jataí, que atende crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses de idade. As crianças são divididas em turmas, conforme a idade, em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II. Este trabalho foi realizado em uma turma de Berçário II com crianças de 1 a 2 anos de idade. O objetivo geral do projeto foi promover às crianças do berçário experiências artísticas educativas que integrem as artes visuais, a música, o teatro, a dança, visando estimular a criatividade, a expressão individual e o desenvolvimento global dos bebês. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, pois esta, segundo Franco (2005) é um exercício pedagógico que cientificiza a prática educativa, a partir de princípios éticos que visualizam a contínua formação e emancipação de todos os sujeitos da prática. É possível concluir que as experiências artísticas contribuem para o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo das crianças, além de promover a interação e a socialização durante as atividades desenvolvidas.