REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PELAS NARRATIVAS DOS DOCENTES EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO SUDOESTE GOIANO

Autores

  • Paulo Henrique Purcena Guimaraes UFJ
  • Vanderlei Balbino da Costa UFJ
  • Viviane Barros Maciel UFJ

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo compreender e refletir como acontece a formação continuada para professores(as) da educação básica pública dos municípios de Aparecida do Rio Doce, Cachoeira Alta e Itarumã, por meio de suas narrativas. A questão central definiu-se em como a formação continuada tem sido preparada e incentivada aos professores(as) e que significado produz em suas práticas. Os referenciais teóricos utilizados são do campo de formação de professores(as) e que discutem os saberes constituintes do campo profissional docente. Os aspectos metodológicos se fundamentam em pesquisa de campo que tomará a interpretação de narrativas docentes como metodologia de pesquisa de cunho qualitativo. Espera-se conhecer a realidade da formação continuada destes municípios e refletir, a partir da escuta destes profissionais, se consideram a formação acessível e significativa e que os resultados encontrados possam colaborar com estudos sobre formação continuada e trazer subsídios para reflexão das políticas de formação de professores(as).

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

HENRIQUE PURCENA GUIMARAES, P.; BALBINO DA COSTA, V.; BARROS MACIEL, V. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PELAS NARRATIVAS DOS DOCENTES EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO SUDOESTE GOIANO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 172–177, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Formação de professores e organização escolar