ENSINANDO ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA E INTERATIVA

Autores

  • Gecirlei Francisco da Silva UFJ - Universidade Federal de Jataí
  • Relicler Pardim Gouveia UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo
  • Ronderson Teles Fonseca UFJ - Universidade Federal de Jataí
  • Aline Costa Alves Cândido UFJ - Universidade Federal de Jataí
  • Éric Kevin Dantas UFJ - Universidade Federal de Jataí
  • Suellen de Freitas Marra Nascimento UFJ - Universidade Federal de Jataí

Resumo

Este artigo apresenta uma prática pedagógica inovadora, cujo objetivo foi retomar conceitos matemáticos por meio da elaboração e apresentação de uma peça teatral. A atividade, desenvolvida por alunos do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) da Universidade Federal de Jataí (UFJ), buscou contribuir para o ensino e aprendizagem de estatística a partir de uma abordagem lúdica. A peça teatral foi estruturada de maneira a estimular o raciocínio matemático por meio de interações dinâmicas entre os personagens e o público. Ao longo do enredo, os personagens propunham questionamentos matemáticos, incentivando a participação ativa dos espectadores e promovendo, assim, a compreensão de conceitos estatísticos de forma envolvente e criativa. A prática mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica, favorecendo a consolidação de conteúdos matemáticos e o desenvolvimento de habilidades analíticas nos alunos participantes.

Downloads

Publicado

14.11.2024

Como Citar

FRANCISCO DA SILVA, G.; PARDIM GOUVEIA, R.; TELES FONSECA, R.; COSTA ALVES CÂNDIDO, A.; KEVIN DANTAS, Éric; DE FREITAS MARRA NASCIMENTO, S. ENSINANDO ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA E INTERATIVA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 280–285, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/2169. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)