DOCÊNCIA E INTERSECCIONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Karine Assis Oliveira Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás

Resumo

O presente trabalho é a apresentação de estudos iniciais de uma pesquisa de doutorado profissional do Programa de Pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática do IFG/Câmpus Jataí. Essa pesquisa tem por objetivo compreender os efeitos da relação entre gênero, raça e trabalho docente na carreira das professoras da área de Ciências da Natureza na rede estadual de ensino da cidade de Jataí. A abordagem teórica escolhida é a interseccionalidade, que tem como ponto de partida o complexo sistema de opressões, de ordem colonial, patriarcal e capitalista, que atravessam os corpos das mulheres em diferentes contextos. Pretendemos, ao longo da investigação, produzir conhecimentos sobre o trabalho docente numa perspectiva brasileira e decolonial.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

ASSIS OLIVEIRA SOARES, K.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. DOCÊNCIA E INTERSECCIONALIDADE: UM ESTUDO DE CASO DAS PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 76–79, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/275. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Organização escolar e formação docente