A (IM)PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

Autores

  • Adilaine Márcia da Mota Parisotto Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Perpétua Conceição Bernardes Matos Palhares Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí
  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás - Câmpus Jataí

Resumo

Em um contexto educacional inclusivo, como garantir a permanência, em tempos de impermanência, para estudantes com deficiência ? Essa é a temática deste artigo. A hipótese é que a materialização² da proposta inclusiva propicie maior possibilidade de permanência na sala de ensino regular. Assim, o objetivo é evidenciar pesquisas de mestrado que abordam essa temática. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, no site da CAPES, como referencial nacional e como referencial local, buscou-se a página do Instituto Federal de Goiás (IFG-Jataí). O resultado evidenciou que esse tema, como objeto de pesquisa, apresenta lacunas e aponta para uma emergente necessidade de mais produção acadêmica para (re)pensar o fazer Educação Inclusiva.

Downloads

Publicado

18.07.2023

Como Citar

PARISOTTO, A. M. da M.; BERNARDES MATOS PALHARES, P. C.; RODRIGUES DE SOUZA, R. A (IM)PERMANÊNCIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA MATERIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO A PARTIR DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 137–148, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)