(FORMADORES DE) PROFESSORES EM FORMAÇÃO: TRADUZINDO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM METÁFORAS

Autores

  • Daniella de Souza Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí
  • Henrique Souza de Assis Faculdade de Montes Belos - Unidade Jataí
  • Liderzi da Silva Faculdade de Montes Belos - Unidade Jataí
  • Meirivan Rezende de Souza Assis Faculdade de Montes Belos - Unidade Jataí
  • Talline Oliveira de Assis Faculdade de Montes Belos - Unidade Jataí

Resumo

Vis-á-vis a reiterada constatação das implicações positivas da formação continuada para a vida profissional de professores, empreendemos este estudo com vistas a refletir sobre as percepções de dois formadores e sete professores em formação em um curso de pós-graduação lato sensu em Língua Inglesa ofertado pela Faculdade de Montes Belos em Jataí-GO, no tocante a influência daqueles na reconstrução da práxis de aprendizagem e de ensino desses. Sob a égide dos construtos da pesquisa narrativa, formadores e professores em formação traduziram suas aprendizagem e ensino em metáforas. Os resultados evidenciaram o quanto a vivência de formação continuada foi benéfica tanto para os professores em formação quanto para os formadores. As metáforas eleitas por ambos demonstraram a flexibilidade do grupo participante frente às demandas contemporâneas de reflexão crítica constante bem como enfatizaram o papel retroativo do professor formador no que pese a ressignificação da maneira de ensinar e de aprender dos professores em formação.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

DE SOUZA BEZERRA, D.; SOUZA DE ASSIS, H.; DA SILVA, L.; REZENDE DE SOUZA ASSIS, M.; OLIVEIRA DE ASSIS, T. (FORMADORES DE) PROFESSORES EM FORMAÇÃO: TRADUZINDO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM METÁFORAS. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 197–210, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/344. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente