HISTÓRIAS DE VIDA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-ENSINO DE GRAMÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Daniella de Souza Bezerra Instituto Federal de Goiás – IFG Campus Jataí
  • Edvania Barros de Morais Faculdade de Montes Belos
  • Luzilene Tavares Roldão Faculdade de Montes Belos
  • Tania Duarte do Nascimento Moraes Faculdade de Montes Belos
  • Vitor Seravali Pimenta Faculdade de Montes Belos

Resumo

Este estudo apresenta resultados acerca da influência gerada pela disciplina “Gramática da Língua Inglesa” na forma de ensinar gramática dos professores em formação continuada, em um curso de Especialização em Língua Inglesa da Faculdade Montes Belos ofertado em Jataí. Para tanto, analisamos se e como a referida disciplina interferiu na abordagem de ensinar gramática dos professores em formação continuada. Aponta-se por meio da análise dos dados coletados, o ponto de vista dos professores em formação continuada quanto à abordagem de ensino-aprendizagem da gramática da Língua Inglesa em sala de aula, bem como se os possíveis saberes adquiridos durante o módulosobre o ensino da gramática interferiram em sua prática pedagógicano ensinoda gramática em sala de aula. Em seguida, são apresentadas através de relato as histórias de vida da professora-formadora do módulo “Ensino de Gramática da Língua Inglesa” e dos professores emformação. Descrevemos e analisamos ainda a ementa e o plano da disciplina. Consideramos que esta pesquisa pôde contribuir para o entendimento acerca dos liames do antes e do depois de uma abordagem de ensino de uma formadora na abordagem de aprender e ensinar gramática de professores de línguas em formação continuada.

Downloads

Publicado

2011-10-01

Como Citar

DE SOUZA BEZERRA, D.; BARROS DE MORAIS, E.; TAVARES ROLDÃO, L.; DUARTE DO NASCIMENTO MORAES, T.; SERAVALI PIMENTA, V. HISTÓRIAS DE VIDA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-ENSINO DE GRAMÁTICA DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 234–246, 2011. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/347. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Formação e prática docente