PERCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE LEITURA NO IFG/CÂMPUS JATAÍ

Autores

  • Ana Paula Gomes Grande Instituto Federal de Goiás – IFG/Câmpus Jataí
  • Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás – IFG/Câmpus Jataí

Resumo

O trabalho com o texto pode constituir-se num processo de reconstrução do mesmo. Para que essa reconstrução ocorra, há que se atribuir importância aos diferentes tipos de textos e às diferentes leituras que o leitor poderá fazer (PAULINO et al, 2001). Independente dos fatores que provocam tensões e desajustes entre os participantes do processo de ensino aprendizagem de leitura, é consenso entre estudiosos e o sistema governamental de que a escola tem um papel fundamental na inserção das pessoas no mundo letrado. Conforme Lerner (2002, p. 19): “a função da instituição escolar é comunicar saberes e comportamentos culturais às novas gerações, a leitura e a escrita existem nela para ser ensinadas e aprendidas.”No sentido do que já foi colocado pelas OCEM (BRASIL/MEC, 2006), o Documento Base: Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio (BRASIL/MEC, 2007, p. 41) prevê uma formação do discente que transcenda o fazer prático, ou seja, que o jovem seja capaz de refletir sobre ele, compreendê-lo a partir de bases teóricas, para isso, neste documento defende-se que os alunos dos cursos técnicos integrados tenham uma formação humana que garanta “ao jovem e ao adulto trabalhador o direito a uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país, integrado dignamente à sua sociedade política”. Nessa vertente, o currículo e as atividades de leitura devem contemplar o aluno com ator, considerando suas características e necessidades e a sociedade em que está inserido.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

GOMES GRANDE, A. P.; RODRIGUES DE SOUZA, R. PERCEPÇÕES DAS ATIVIDADES DE LEITURA NO IFG/CÂMPUS JATAÍ. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/395. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagem e cognição no ensino-aprendizagem