A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID
Resumo
Este artigo analisa a formação inicial do professor de Ciências, os antigos desafios e as novas
possibilidades formativas, e as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência (Pibid) para esta formação. Objetiva-se compreender os desafios e as
possibilidades na formação desse professor, as contribuições do Pibid e as percepções dos
atores envolvidos. Para tanto, realizou-se pesquisas em documentos oficiais sobre a formação
de professores, em referências bibliográficas, e a aplicação de questionários semiestruturados
a 26 bolsistas do Pibid e 13 bolsistas egressos de um Instituto Federal. As pesquisas
demonstraram que a formação de professores de Ciências no Brasil tem novas perspectivas e
possibilidades, no entanto, perduram antigos desafios em seu processo de constituição e
formação. A formação inicial dos professores de Ciências necessita de uma adequação às
novas necessidades formativas e, o Pibid é visto como possibilidade de contribuição para essa
formação. Os entrevistados destacaram a importância do Pibid para a formação docente, para
a relação entre teoria e prática e para a relação entre a educação superior e a educação básica.