CONTAR HISTÓRIAS E ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

  • Vânia Alves Carvalho Instituto Federal de Goiás- Campus Jataí
  • Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Instituto Federal de Goiás- Campus Jataí

Resumo

Este é um recorte de uma pesquisa qualitativa, em andamento, em nível de mestrado profissional que busca responder a questão de pesquisa: quais seriam as contribuições da contação de histórias para a aprendizagem das quatro operações matemáticas em turmas de 5º ano? Os objetivos são verificar de que forma a prática da contação de histórias, no ensino da matemática, poderá auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem das quatro operações. Averiguar o modo como as ações dos (as) docentes, ao desenvolverem sua prática pedagógica, afetam a aprendizagem dos (as) discentes e sua relação com o objeto de conhecimento, a partir de relações afetivas. Verificar qual a concepção pedagógica que prevalece na prática docente, se a tradicional ou se a histórico-crítica. Aborda-se os princípios e os fundamentos da contação de histórias, entre eles, a escolha do repertório e a sua aproximação com a disciplina de matemática. A pesquisa está sendo realizada com docentes de 5º anos, do ensino fundamental, junto às dezesseis escolas municipais urbanas do munícipio de Jataí. Os resultados parciais indicam que estes (as) contam histórias em sua prática diária, mas nem todas (os) possuem subsídios teóricos e metodológicos capazes de converterem essa interação afetiva da contação de histórias em aprendizagem.

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Publicado

02.10.2023

Como Citar

ALVES CARVALHO, V.; OLIVEIRA CHAGAS, F. A. CONTAR HISTÓRIAS E ENSINAR MATEMÁTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 385–390, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/634. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Matemática

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