ENSINO REMOTO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA BIOQUÍMICA

Autores

  • Lara Chrystina Marques de Toledo laratoledoef19@gmail.com
    Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Araújo Franca fernandaaraujofranca@hotmail.com.br
    Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite claudiobenite@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás

Resumo

O modo de vida da sociedade moderna é marcado pela impaciência e pela pressão em realizar as atividades em um menor espaço de tempo e com maior eficácia, aumentando assim o número de pessoas com doenças psicossomáticas cujo exercício físico pode ser visto como uma forma não-farmacológica para o tratamento das mesmas, pois impacta de forma positiva no sistema endócrino. Por meio da participação guiada e da audiodescrição, pode-se perceber a importância dos exercícios físicos para o ensino de conceitos da bioquímica para alunos cegos ou com deficiência visual, uma vez que puderam internalizar a execução dos exercícios bem como a importância dos mesmos na liberação hormonal e no alívio do estresse, principalmente no atual momento de pandemia do coronavírus e, assim, se apropriar de atividades que poderão gerar novas discussões.

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Publicado

02.10.2023

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Como Citar

MARQUES DE TOLEDO, Lara Chrystina; ARAÚJO FRANCA, Fernanda; MACHADO BENITE, Claudio Roberto. ENSINO REMOTO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA BIOQUÍMICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 492–503, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/649. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

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