O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA TEMÁTICA: FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA

Autores

  • Fernanda Araújo França Bonomo Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás
  • Ana Clara Cândido Rodrigues Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Nobre Vargas Universidade Federal de Goiás
  • Bianka Alves Faria Universidade Federal de Goiás
  • Mislene da Silva Gomes Oliveira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Neste trabalho são apresentados e discutidos alguns aspectos do ensino de química, envolvendo experimentação para os alunos deficientes visuais, com o caráter investigativo. Abordamos os conceitos envolvidos na obtenção do álcool etílico, através da fermentação alcoólica e posterior destilação simples. Levamos em consideração os sentidos remanescentes dos alunos, que são: paladar, olfato, tato e audição, além dos conhecimentos do cotidiano dos alunos e planejamos uma aula na perspectiva de atendimento educacional especializado e ministramos para os alunos do CEBRAV – Centro Brasileiro de Reabilitação e Apoio ao Deficiente Visual.

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Publicado

30.10.2023

Como Citar

ARAÚJO FRANÇA BONOMO, F.; MACHADO BENITE, C. R.; CÂNDIDO RODRIGUES, A. C.; NOBRE VARGAS, G.; ALVES FARIA, B.; DA SILVA GOMES OLIVEIRA, M. O USO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS NA TEMÁTICA: FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 274–285, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/816. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

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