APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONELHO MUNICIPAL DE CAIAPÔNIA- GO E SUA RELAÇÃO COM PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Karolyne Monteiro Mendonça Universidade Federal de Goiás ( Jataí)
  • Josiane Sousa Silva Universidade Federal de Goiás - Jataí
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira Universidade Federal de Goiás - Jataí

Resumo

O Conselho Municipal de Educação (CME) surge da necessidade de se ter um órgão democrático, que reflita e desempenhe importantes funções referentes à educação, buscando o melhor funcionamento da mesma. Diante disso, o presente trabalho tem como um dos objetivos identificar e compreender a constituição histórico – política e o funcionamento do Conselho Municipal de Caiapônia- GO e apresentar resultados que identificam os mecanismos de funcionamento do Conselho desta cidade, sua representatividade, autonomia, e especialmente, seu papel junto ao Plano Municipal de Educação. A pesquisa contou com referenciais teóricos, como: Monlevade (2004); Bordignon (2017); entre outros, que defendem o papel de um conselho ativo, democrático e que busque propiciar a todos uma educação de qualidade socialmente referenciada. O procedimento metodológico utilizado é de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, pois se utiliza de documentos existentes e produzidos pelo CME de Caiapônia. É importante destacar que dividimos os documentos em categorias e analisamos as suas principais ações e chegamos a resultados finais que apontam que o Conselho Municipal de Caiapônia possui alguma produção documental e ações, entretanto não é totalmente ativo, pois os documentos que apresentam ações em favor da educação, que debatem a mesma e suas necessidades são uma quantidade ínfima.

Downloads

Publicado

23.10.2023

Como Citar

MONTEIRO MENDONÇA, K.; SOUSA SILVA, J.; ALBERTO VICENTE DE OLIVEIRA, C. APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONELHO MUNICIPAL DE CAIAPÔNIA- GO E SUA RELAÇÃO COM PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 297–309, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/703. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula