EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISSIONALIZANTE

Autores

  • Elizete Costa Campos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano
  • Luciene Lima de Assis Pires Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás/Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da investigação realizada no Curso de Qualificação em Auxiliar Administrativo, Proeja, Câmpus Iporá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. A pesquisa teve como foco investigar se a evasão ocorrida no referido curso estava relacionada, dentre outros fatores, ao processo ensino-aprendizagem na disciplina de Matemática. A metodologia aplicada foi de natureza qualitativa. O tipo de pesquisa foi o estudo de caso, quanto aos objetivos, exploratória. Realizou-se a coleta de dados por meio de aplicação de questionário semiestruturado e entrevista com gravação em áudio. Observou-se nas respostas que a evasão escolar, além das questões de ordem socioeconômicas, tem-se as dificuldades no processo ensino-aprendizagem. Os dados indicaram fatores intra e extraescolares que contribuem na decisão de evasão escolar. A disciplina de Matemática, que é o foco dessa análise, não se confirmou como um fator relevante na decisão do aluno em evadir-se do curso. Identificou-se dificuldades no processo ensino-aprendizagem e falta de formação pedagógica específica para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A identificação desses resultados levou a decisão de elaboração e execução de um curso de formação continuada para os professores que atuam na EJA. Acredita-se que esta pesquisa tem relevância social por abordar a questão da evasão como sendo um termômetro que indica a necessidade de ação política e escolar, para que o sujeito da EJA se aproprie de uma educação emancipadora.

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

COSTA CAMPOS, E.; LIMA DE ASSIS PIRES, L. EVASÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISSIONALIZANTE. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 238–247, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/758. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Políticas e gestão da educação e da sala de aula

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