ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Kamylla Pereira Borges Instituto Federal de Goiás/ Campus Anápolis
  • Felipe Micael Almeida de Souza Instituto Federal de Goiás/ Campus Anápolis
  • Jussara Miguel Falleiros Instituto Federal de Goiás/ Campus Anápolis
  • Ana Carolina Morais Instituto Federal de Goiás/ Campus Anápolis

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever uma experiência com a utilização da Pedagogia Histórico Crítica no ensino de Química com alunos do curso técnico integrado em Secretaria Escolar na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Instituto Federal de Goiás/Câmpus Anápolis. A Pedagogia Histórico Crítica propõe a socialização dos saberes sistemáticos com a população, vendo na educação uma possibilidade de transformação social. A aula foi realizada com 17 alunos da EJA e teve como instrumentos de coleta de dados a observação da participação e um questionário com questões semiabertas. Constatou-se que a atividade realizada possibilitou aos alunos uma boa compreensão da disciplina em um contexto social, político, econômico, histórico e crítico e que o uso da Pedagogia Histórico Crítica (PHC) e a experimentação trouxeram elementos para que os alunos se mostrassem mais interessados e abertos ao conteúdo estudado. Os resultados apontaram que os conteúdos trabalhados foram bem compreendidos para 14 dos alunos participantes (14), de forma que, grande parte desses alunos (11) também mudou sua opinião em relação à Química, deixando de percebê-la como uma disciplina sem sentido e entendendo-a como parte de suas vidas.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

PEREIRA BORGES, K.; ALMEIDA DE SOUZA, F. M.; FALLEIROS, J. M.; MORAIS, A. C. ENSINO DE QUÍMICA NA EJA: UMA PROPOSTA FUNDAMENTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 378–389, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/778. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)