A SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Denise de Castro Assis UFG - Regional Jataí
  • Márcia Santos Anjo Reis UFG - Regional Jataí

Resumo

O foco deste trabalho é a Sequência de Ensino Investigativo (SEI) como abordagem didática para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. Considerando a relevância do ensino de Ciências para a formação do indivíduo, é preciso que se promova ensino-aprendizagem que se distancie dos modelos vigentes que têm primado por atividades que exigem a memorização e, quando faz experimentos, estes se caracterizam como uma sequência padronizada de procedimentos que não estimulam a investigação. O objetivo da pesquisa é investigar aspectos metodológicos a serem considerados ao aplicar uma SEI no ensino de Ciências. Trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Foramidentificados métodos e práticas de aplicação da SEI de modo a contribuir com a melhoria do ensino. Verifica-se que a SEI é proposta didática promissora para o ensino de Ciências, quanto para outras disciplinas, por ser uma proposta possível de abordagem interdisciplinar.

Downloads

Publicado

27.10.2023

Como Citar

DE CASTRO ASSIS, D.; SANTOS ANJO REIS, M. A SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 396–401, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/780. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental