A CONCEPÇÃO DE SAÚDE/DOENÇA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Helielbia Alves Lucas Universiddade Federal de Goiás - Regional Jataí
  • Márcia Santos Anjo Reis Universiddade Federal de Goiás - Regional Jataí

Resumo

O tema da pesquisa é saúde/doença no livro didático de Ciências. Adotou-se a expressão saúde/doença, entendendo saúde como o estado de normalidade do organismo durante um determinado período de tempo e doença como um distúrbio no funcionamento do organismo que pode ocorrer devido a fatores genéticos, biológicos e externos. O objetivo da pesquisa em andamento é analisar como o tema saúde é abordado na coleção didática de ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental adotada na rede municipal de Jataí-GO, intitulada “Porta Aberta”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Na pesquisa bibliográfica identificou-se seis concepções de saúde/doença existentes: a visão mágica religiosa, a holística, a empírico-racional (hipocrático), a biomédica, a sistêmica e a histórico natural das doenças (modelo processual). Até o presente momento da análise, constatou-se que os livros abordam o tema seguindo o modelo processual, conscientizando sobre a importância dos cuidados para uma maior qualidade de vida.

Downloads

Publicado

01.10.2014

Como Citar

ALVES LUCAS, H.; SANTOS ANJO REIS, M. A CONCEPÇÃO DE SAÚDE/DOENÇA NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais da Semana de Licenciatura, Jataí, v. 1, n. 1, p. 151–157, 2014. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/index.php/semlic/article/view/450. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos, metodologias e recursos para o Ensino de Ciências e de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental