Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES GERAIS PARA OS AUTORES

RIEPEX não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.

  1. A Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão – RIEPEX aceita para publicação trabalhos de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação e graduação. 
  2. Os trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação Latu Sensu devem ser em co-autoria com um/a professor/a com titulação de doutorado ou mestrado. Poderão ser aceitos textos em formatos acadêmicos de artigo científico, resenhas e relatos de experiência. 
  3. A seleção dos artigos para publicação toma como referência sua contribuição à Educação, dentro da linha editorial da revista de Ensino, Pesquisa e Extensão.  São fundamentais a originalidade do tema, o tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor, tanto do enfoque metodológico quanto da abordagem teórica, e a qualidade do texto.
  4. Os originais devem ser encaminhados pelo site da revista. Os textos devem ser salvos no formato Word ou compatível e devem ser justificados, digitados em espaço 1,5, em fonte Garamond, corpo 12. As citações com mais de três linhas devem vir sempre em novo parágrafo, em corpo 10, sem aspas e endentadas.
  5. Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Pede-se também a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia de anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
  6. Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema de submissão de artigos, incluindo nome completo do/a autor/a ou autores, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo (no máximo três linhas) e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.
  7. Os artigos deverão ter entre 4.000 e 15.000 palavras, formatados para folha A4, incluindo as referências bibliográficas, notas e tabelas. Devem vir acompanhados de uma folha de rosto na qual, obrigatoriamente, devem constar resumo e abstract (200 palavras) e palavras-chave (entre 3 e 5) em português e keywords em inglês, separados por ponto e vírgula. Os títulos devem ter no máximo 30 palavras, em fonte Garamond, corpo 14, caixa alta e também devem ser traduzidos para o inglês e espanhol. A folha de rosto não pode conter nenhuma identificação dos autores.
  8. Alguns itens a serem observados na digitação dos textos: aspas duplas somente para citações diretas no corpo de texto; itálico para palavras com emprego não convencional e para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
  9. As citações devem obedecer à forma (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, p. xx). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, Ano, p. xx).

9. As referências bibliográficas deverão conter exclusivamente os autores e os textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT.

Deve ser utilizado como base para desenvolvimento do material o tamplate disponível no link e seguir, obrigatoriamente, a formatação. Tamplate: https://docs.google.com/document/d/1m-skou91JBib-BTBojQo_JIon6lx3yV5/edit?usp=share_link&ouid=107598789544018420462&rtpof=true&sd=true

As resenhas devem ser referentes a livros publicado nos últimos dois anos. Nesse sentido, é de responsabilidade do autor verificar o ano de publicação do livro resenhado.

Para estruturação da resenha deve ser utilizado o mesmo tamplate proposto para artigo, contudo, sem obrigatoriedade da divisão de Introdução, Desenvolvimento e resultados. Assim, a resenha deve apresentar como divisão o resumo e os principais pontos de discussão e reflexão realizados pelo autor do livro. Além disso, deve-se respeitar as orientações de formatação que são proposta pela revista.

Políticas de submissão e Avaliação

Os trabalhos submetidos passam por um processo avaliativo composto de 3 (três) fases:

 Fase 1 – Pré-avaliação:

Ao receber a submissão de um trabalho, a Equipe Editorial cumpre uma primeira fase de apreciação, o que envolve a avaliação:

  1. a) da correspondência da proposta de publicação com o escopo do periódico, cujas informações estão disponíveis no menu “sobre/foco e escopo”;
  2. b) de aspectos da formatação, tendo em vista as orientações disponíveis no menu “diretrizes para autores”;
  3. c) da ausência de elementos que identifiquem a autoria, seja no texto ou nas propriedades do arquivo;
  4. d) do formato do arquivo submetido estar em PDF.

Além disso, será feita uma verificação prévia do conteúdo em relação a estas questões:

1) Coerência: o trabalho apresenta uma argumentação lógica, concatenada com o referencial teórico-metodológico adotado? Apresenta claramente os objetivos e desenvolve esforços coerentes no sentido de atingi-los? Chega a conclusões condizentes com o processo argumentativo e com os propósitos?

2) Consistência: o trabalho denota capacidade de convencimento em nível equivalente às produções já existentes sobre o tema? Os enunciados são suficientemente fundamentados a ponto de confrontar argumentações contrárias e se sustentarem?

3) Originalidade/pertinência: o tema e os propósitos do trabalho abordam questões relevantes para a área de estudo? Produz resultados que representam avanços? Contribui para novas reflexões ou questionamentos na área?

4) Registro linguístico e normas técnicas: o registro textual demonstra domínio da língua escrita formal? As determinações de normas técnicas adotadas pela revista estão contempladas?

5) Ética de pesquisa e publicação: o trabalho segue os padrões consensuais de ética de pesquisa? Atende às diretrizes básicas para a integridade na atividade científica, especificamente as descritas pela Equipe de Integridade do CNPq? 

Caso sejam observados problemas quanto aos aspectos formais ou discrepâncias em relação ao escopo e aos critérios de relevância da revista, as submissões serão imediatamente arquivadas e os autores e autoras serão informados sobre a impossibilidade de continuidade da avaliação. Se aprovados nessa primeira triagem, os trabalhos serão encaminhados para avaliação pelas editorias de seção.

 Fase 2 – Avaliação pelos pares:

 A submissão que passa pela fase 1 estará apta a seguir no processo avaliativo. A editoria de seção designará 2 (duas) avaliações (peer review) para emitirem pareceres e lhes solicitará que respondam no prazo máximo de 3 (três) semanas. Os avaliadores e avaliadoras procederão à revisão dos trabalhos por meio de um formulário que análisa a originalidade, a qualidade teórica e conceitual, a qualidade da redação e formatação.

Diante dos pareceres emitidos, em caso de divergências, a editoria de seção pode designar outras avaliações. Esses novos colaboradores também terão o prazo de 3 (três) semanas para emitirem o parecer. Com base nas recomendações e pareceres exarados nas avaliações, a editoria de seção apresentará uma proposta de decisão à editoria-chefe, que poderá ser: (1) aprovar o trabalho para publicação; (2) solicitar aos autores alterações no trabalho; (3) rejeitar o trabalho para publicação.

Caso a deliberação seja a de solicitação de alterações, os autores e autoras terão o prazo de 15 (quinze) dias para postagem da nova versão do trabalho, que seguirá então para uma nova rodada de avaliação, na qual os pareceristas envolvidos poderão ser novamente consultados. Eles terão o prazo de 3 (três) semanas para verificar o atendimento das questões indicadas. Caso as recomendações não sejam atendidas como determinado pelos pareceres, o trabalho será rejeitado para publicação, salvo melhor juízo da equipe editorial.

 Fase 3 – Revisões finais:

O trabalho aprovado para publicação seguirá para a fase de edição, na qual ele será preparado para publicação, o que envolverá as seguintes etapas:

1) Revisão das normas bibliográficas (citações, referências, formatação de textos, ilustrações, quadros e tabelas). Nessa fase, a Equipe Editorial se reserva o direito de proceder à revisão gramatical dos textos e fazer correções, desde que não alterem o conteúdo.

2) Revisão dos descritores do artigo e dos metadados, prezando pela correspondência entre as informações que constam no arquivo do texto e as registradas na plataforma SEER.

3) Composição do texto diagramado conforme o padrão gráfico da Editora IFG.

Após essas três etapas, os textos serão encaminhados aos autores e autoras para aprovação da revisão. Caso identifiquem incorreções, deverão indicá-las no próprio texto para que a equipe editorial componha a versão final. O prazo para esta devolutiva será de 10 (dez) dias para se manifestarem e postarem o arquivo do trabalho na plataforma. Não havendo manifestação no prazo estipulado, o texto será considerado aprovado e será publicado. 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Periodicidade das publicações

A Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisas e Extensão é uma publicação com periodicidade semestral e circulação nacional e internacional.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.