Xukuru do Ororubá: luta pela conservação ambiental da sua terra ancestral

Autores

Palavras-chave:

Povos Originários, Identidade Socioecológica, Educação Ambiental, Comunidades tradicionais

Resumo

O objetivo do estudo é analisar a construção da identidade socioecológica, por meio da conservação ambiental da terra ancestral dos Xukuru do Ororubá, no município de Pesqueira, Pernambuco, Brasil. O desenvolvimento do estudo sobre a construção da identidade socioecológica dos Xukuru do Ororubá, enquanto um dos povos originários do Brasil, permitirá que se delineiem políticas públicas que estimulem a manutenção desse grupo social nas áreas tradicionalmente ocupadas, por eles, a fim de que proporcionem a conservação ambiental participativa da educação ambiental. A metodologia se baseou numa revisão bibliográfica. Os Xukuru do Ororubá, construíram sua identidade socioecológica, por meio da sua história de lutas, resistência e fortalecimento das suas tradições culturais e ligação com sua terra ancestral.

Biografia do Autor

José Gustavo da Silva Melo , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goias

Aluno do Curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade do IFG/Campus Uruaçu – UAB; Mestre em Desenvolvimento Urbano (UFPE); Bacharel em Geografia (UFPE); Licenciado em Geografia (IFPE/Campus Recife) e Licenciado em Pedagogia (UNOPAR, Grupo Pitágoras).

Leandro Carvalho Damacena Neto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goias

Docente do Curso de Especialização em Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade do IFG/Câmpus Uruaçu - UAB. Professor EBTT - IFG/Câmpus Cidade de Goiás. Doutor em História (UFG).

Downloads

Publicado

2025-12-10

Métricas


Visualizações do artigo: 22     PDF downloads: 16

Edição

Seção

Dossiê Temático 1: Educação Étnico-Racial e Direitos Humanos