A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS.
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Alfabetização e Letramento, Ensino em Língua PortuguesaResumo
Com o avanço acelerado das tecnologias digitais, como essas ferramentas podem transformar a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental? Este estudo explorou a integração das tecnologias digitais no processo educativo, examinando práticas pedagógicas e desafios enfrentados por educadores. O objetivo geral foi analisar o uso dessas tecnologias no ensino da Língua Portuguesa, enquanto os objetivos específicos incluíram a exploração dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, a investigação das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA), e a discussão sobre a inserção das tecnologias digitais na promoção da alfabetização. A pesquisa, de natureza qualitativa, coletou dados através de questionários aplicados a 67 professores. Os resultados mostram que, embora as tecnologias digitais possam enriquecer o processo educativo, sua contribuição depende da adaptação às realidades das salas de aula e da formação continuada dos docentes. Descobertas inesperadas revelaram resistência entre os professores, devido à infraestrutura inadequada e à falta de capacitação. As limitações do estudo incluíram a subjetividade das percepções dos professores e a ausência de acompanhamento longitudinal.