A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DESAFIOS.

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Alfabetização e Letramento, Ensino em Língua Portuguesa

Resumo

Com o avanço acelerado das tecnologias digitais, como essas ferramentas podem transformar a alfabetização e o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental? Este estudo explorou a integração das tecnologias digitais no processo educativo, examinando práticas pedagógicas e desafios enfrentados por educadores. O objetivo geral foi analisar o uso dessas tecnologias no ensino da Língua Portuguesa, enquanto os objetivos específicos incluíram a exploração dos conceitos e processos de alfabetização e letramento, a investigação das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Alfabetização (PNA), e a discussão sobre a inserção das tecnologias digitais na promoção da alfabetização. A pesquisa, de natureza qualitativa, coletou dados através de questionários aplicados a 67 professores. Os resultados mostram que, embora as tecnologias digitais possam enriquecer o processo educativo, sua contribuição depende da adaptação às realidades das salas de aula e da formação continuada dos docentes. Descobertas inesperadas revelaram resistência entre os professores, devido à infraestrutura inadequada e à falta de capacitação. As limitações do estudo incluíram a subjetividade das percepções dos professores e a ausência de acompanhamento longitudinal.

 

Biografia do Autor

Alessandra de Oliveira Baroni, UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA

Alessandra de Oliveira Baroni, nascida no Rio de Janeiro RJ, onde atualmente resido. Sou graduada em Pedagogia, Letras (Português/Inglês/Espanhol), Matemática, e Geografia e História pela Universidade Estácio de Sá, e em Física e Filosofia pela Faculdade Única. Possuo pós-graduação em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade pela Faculdade Única, Práticas do Ensino Bilíngue e Alfabetização e Letramento pela UniDomBosco. Atualmente, sou mestra em Educação com ênfase em Tecnologias da Informação e Comunicação das Práticas Educacionais (TICPE) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGE) da Universidade Estácio de Sá. Minha experiência profissional inclui atuação como professora do ensino fundamental nos anos iniciais pela Prefeitura do Rio de Janeiro, na Escola Municipal República da Colômbia, e como professora de nível superior do ensino fundamental no Colégio Batista do Rio de Janeiro. Também fui professora voluntária de inglês na Igreja São Marcos. Minha última experiência foi na Legacy School Ilha Pura, onde atuei como professora do EF. Atualmente, trabalho como Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga em meu consultório particular no Shop. Barraworld, loja 263C. Para mais informações, meu site é www.explicadorario.com.br.

ANA VALÉRIA DE FIGUEIREDO, Universidade Estácio de Sá

Professora Adjunta da UERJ no Instituto de Artes, PPGArtes-UERJ e Licenciatura em Artes Visuais. Professora Titular II na UNESA, PPGE-UNESA e Licenciaturas. Estágio Pós-doutoral pela Universidade Nova de Lisboa - CICS Nova. Líder de Pesquisa dos Grupos PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ) e GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Pesquisadora do GRPesq Estudos Culturais em Educação, Artes e Saúde (UERJ), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (LEPTEC UNESA), Seraphicus (UERJ). Coordenadora do Laboratório Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Membra da RIA Rede Internacional de Ações Coletivas e da enRede Rede Internacional de Investigação em Artes, Educação Artística e Arte/Educação. Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio); Mestre em Educação (PUC-Rio); especialista em: Diversidade Étnica e Ensino Superior (UFRRJ ênfase no estudo das leis 10.639/03 e 11.645/08); Planejamento, Gestão e Implementação de EAD (PIGEAD UFF); Mediação Pedagógica em EAD (PUC-Rio); Gestão da Escola Pública (UFJF); Educação Especial (UNIG); Arte-terapia, Educação e Saúde (UCAM). Licenciatura em Educação Artística (EBA UFRJ). Tem experiência na área de Artes e Educação: Ensino de Artes, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Estudos do/sobre o Lúdico, Prática de Pesquisa em Artes e Educação, Cultura Visual, Educação Especial/ Inclusiva, Educação Musical, Disciplinas Pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior (graduação e pós-graduação). Atuou como Docente Orientadora Residência Pedagógica em Artes UERJ-CAPES e Pedagogia UNIG-CAPES. Avaliadora do MEC em Artes Visuais e no PNLD Artes em 2015 e 2016. Compõe a Comissão Técnica ENADE Artes Visuais INEP e Comissão Assessora das Licenciaturas CALIC INEP. (Texto informado pelo autor)

Taís Aparecida de Moura, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora efetiva do Departamento de Educação (DEduc), sendo que atua no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade acadêmica de Passos. Graduada em Pedagogia pela UFSCar São Carlos (2011, bolsista Pibid), Mestra em Educação Escolar pela UNESP Araraquara (2016, bolsista CPNq), Doutora em Educação pela UNICAMP (2021). Atualmente é pesquisadora, em nível de pós-doutorado, em Artes, na UERJ, cuja pesquisa versa a respeito das visualidades e processos estéticos das salas de aula de alfabetização. Tem experiência como professora na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É líder do grupo de estudo e pesquisa GIIL (Grupo de Investigação de Infâncias e Linguagens), sendo que atua com temas relacionados às infâncias e docências investigando, principalmente, as práticas de alfabetização e letramento, o desenvolvimento profissional docente e as relações de crianças e professoras(es) com diferentes (i)materialidades e linguagens. Nos últimos anos, (2022-2024), esteve como Professora Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ/UEMG). No momento, encontra-se na presidência do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia/UEMG/Passos e é coordenadora do Laboratório Pedagógico do mesmo curso (Sala Paulo Freire). Também atua como Formadora Municipal do LEEI - Programa Nacional de Leitura e Escrita na Educação Infantil (UFSCar). E-mail: tais.moura@uemg.br

Downloads

Publicado

2025-04-05

Edição

Seção

Dossiê 2: Currículo e Seus Desdobramentos