DESCOBRINDO A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVA DA EDUCADORA, NO INTERIOR DA BAHIA

PERSPECTIVA DA EDUCADORA, NO INTERIOR DA BAHIA

Autores

  • Maiara Rodrigues Gama dos Santos Vasconcelos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Paulo José Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Monica Aparecida Tomé Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Estratégia

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência em uma escola de Educação Infantil no município de Sento-Sé Bahia, especificamente em uma turma de infantil I na pré-escola, a partir do contexto da Educação Infantil Inclusiva. Destaca-se a execução e algumas estratégias utilizadas para o alcance de práticas inclusivas experienciadas por uma docente, no interior do sertão nordestino. Serão descritas ações realizadas, a partir da Tecnologia Assistiva (TA), como estratégia de aprendizagem na Educação Inclusiva, com resultados que refletem a aprendizagem do estudante com deficiência. A experiência relatada teve a participação de 20 estudantes que participaram das aulas diariamente atendendo às propostas feitas pela docente. O trabalho foi implementado através de pesquisas bibliográficas e no Youtube e da execução de atividades pedagógicas inclusivas realizadas pela docente. Como resultados observou-se que ao conhecer a TA foi possível intervir nas estratégias de aprendizagem, que o uso da TA ampliou a participação da estudante com deficiência e que tal experiência pode contribuir para que outros docentes conheçam e apliquem novas estratégias. Todos os envolvidos ganharam por meio da experiência relatada, a docente, os estudantes não-deficientes, os estudantes com deficiência, a escola e os demais professores.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo