OS DIAGRAMAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NA EAD: MOVIMENTANDO CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Henrique Lucas Santos Silva henry.rolemberg@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Metodologia; Interdisciplinaridade; Diagramas; Educação a distância.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de explorar a criatividade autoral para construção de uma metodologia própria de criação de diagramas instrucionais aproveitáveis à Educação a Distância. Assim, pretende-se explorar o potencial dessa ferramenta no ensino de conhecimentos relacionados ao campo das ciências humanas e sociais. Neste caso, o tema proposto será o da “educação ambiental”, tema interdisciplinar integrado como parte dos temas elencados pelos parâmetros curriculares da educação. Este estudo focará a produção dos diagramas instrucionais partindo de uma base metodológica direcional, voltado, a priori, para o nível de educação básica. Buscando assim, responder o tema a partir de exemplos diagramados. Para isso, conta-se com direcionamento de conhecimentos pedagógicos ligados aos temas de estudo dos componentes de design educacional e produção de materiais didáticos; articulando achados bibliográficos em artigos, sites instrutivos e documentos. Esse conjunto de direcionamentos servirão de base para criação de diagramas. Os objetivos são tanto perceber o potencial desses diagramas para construção de material didática como enxergar seu valor diante do processo de ensino e/ou aprendizagem.

Downloads

Publicado

2025-12-22

Métricas


Visualizações do artigo: 13     PDF downloads: 9

Edição

Seção

Artigos