IMPACTOS E DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA VINCULADOS AO PIBID DA UFES/CEUNES

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Docência, Formação na Pandemia, Licenciatura em Química

Resumo

Em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, o isolamento social foi uma medida preventiva adotada para conter a transmissão do vírus. Assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid) da Ufes campus São Mateus/ES, participante do edital Capes nº 02/2020, adotou o modelo remoto de ensino para desenvolver as atividades didático-pedagógicas do programa. O objetivo deste trabalho é compreender as experiências vivenciadas pelos Licenciandos em Química que participaram do Pibid durante o modelo remoto, verificar os desafios enfrentados durante esse período e entender como o projeto nesse contexto contribuiu para a formação inicial dos licenciandos. A pesquisa de caráter qualitativo, utilizou para coleta de dados um questionário on-line, aplicado a 14 licenciandos. Os resultados obtidos revelaram que a participação no Pibid no formato remoto proporcionou reflexões sobre novas práticas pedagógicas, bem como o estudo de novas metodologias de ensino e a utilização dos meios digitais para manter a interação com os alunos da educação básica. No entanto, alguns desafios foram apresentados pelos licenciandos durante a participação no programa nesse novo formato, especialmente a falta de interação com os alunos, já que eles não estavam em sala de aula, o que é um dos objetivos do Pibid.

Biografia do Autor

Ana Nery Furlan Mendes, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou o doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidad Autonoma de Barcelona. Atualmente desenvolve trabalhos de docência e pesquisa na Universidade Federal do Espírito Santo (campus São Mateus). Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da UFES (PPGEEB). As principais áreas de atuação são: Ensino de Química - desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias diferenciadas; uso de metodologias ativas e formação de professores.

Luciara Costa de Souza, Universidade Federal do Espírito

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Espírito (Ufes), campus São Mateus. Mestranda em Química no Programa de Pós-Graduação em Química da Ufes, campus Goiabeiras.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo