IMPACTOS E DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA VINCULADOS AO PIBID DA UFES/CEUNES
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Docência, Formação na Pandemia, Licenciatura em QuímicaResumo
Em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, o isolamento social foi uma medida preventiva adotada para conter a transmissão do vírus. Assim, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid) da Ufes campus São Mateus/ES, participante do edital Capes nº 02/2020, adotou o modelo remoto de ensino para desenvolver as atividades didático-pedagógicas do programa. O objetivo deste trabalho é compreender as experiências vivenciadas pelos Licenciandos em Química que participaram do Pibid durante o modelo remoto, verificar os desafios enfrentados durante esse período e entender como o projeto nesse contexto contribuiu para a formação inicial dos licenciandos. A pesquisa de caráter qualitativo, utilizou para coleta de dados um questionário on-line, aplicado a 14 licenciandos. Os resultados obtidos revelaram que a participação no Pibid no formato remoto proporcionou reflexões sobre novas práticas pedagógicas, bem como o estudo de novas metodologias de ensino e a utilização dos meios digitais para manter a interação com os alunos da educação básica. No entanto, alguns desafios foram apresentados pelos licenciandos durante a participação no programa nesse novo formato, especialmente a falta de interação com os alunos, já que eles não estavam em sala de aula, o que é um dos objetivos do Pibid.