QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO:

UM ESTADO DA ARTE

Autores

  • Nicolli Godoi Pereira IFG-Câmpus Uruaçu
  • Wallace Pereira Sant Ana Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu

Palavras-chave:

Qualidade de Vida no Trabalho; Técnicos Administrativos em Educação; Instituições Federais de Ensino; Estado da Arte.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar um Estado da Arte sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos servidores Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino. Para tanto, buscou-se na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações os trabalhos publicados entre os anos de 2006 e 2020 que têm como ênfase analítica a Qualidade de Vida no Trabalho, bem como os principais desafios enfrentados na prática profissional dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino. Ademais, buscou-se identificar o que os estudos apresentam como possíveis soluções e iniciativas que possam contribuir para a melhoria das condições laborais, como também quais temáticas abordadas dentro da Qualidade de Vida no Trabalho necessitam de aprofundamento científico. A pesquisa nos mostrou a necessidade da disseminação e obtenção de dados mais abrangentes sobre a Qualidade de Vida no Trabalho, assim como da elaboração de ações mais efetivas para a melhoria das condições de trabalho, para que seja possível a construção de ambiente de trabalho saudável, produtivo e prazeroso para os Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino.

Biografia do Autor

Nicolli Godoi Pereira, IFG-Câmpus Uruaçu

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. Especialista em Gestão Ambiental, Gestão em Saúde e Gestão em Educação. Licenciada em Biologia - Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Wallace Pereira Sant Ana, Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É Pedagogo/Área pelo Instituto Federal de Goiás – Câmpus Uruaçu e Professor pelo Município de São Luiz do Norte-GO.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Fluxo Contínuo