O USO DE LABORATÓRIO VIRTUAL (PHET) COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DOS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Palavras-chave:
Química, Ensino, Laboratório Virtual. PhET, Estados físicos da matériaResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação vêm contribuindo com avanços na sociedade. Neste cenário, o uso de softwares educacionais como recursos pedagógicos oportuniza aos professores ensinar de formas diferentes, a exemplo do uso de Laboratórios Virtuais (LV), os quais permitem aos estudantes realizar experimentos que acrescentem conhecimentos e aproximem a teoria com a realidade prática de seus cotidianos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar se o uso de LV oportuniza aos estudantes o desenvolvimento e a aprendizagem de conceitos científicos. A esses fins, estruturou-se uma metodologia ancorada em quatro etapas. Na primeira, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto; na segunda, a aplicação de um questionário sobre os conhecimentos prévios dos alunos; na terceira, ministraram-se aulas fazendo uso do software de Laboratório Virtual (PhET) como simulador dos estados físicos da matéria. Por fim, foi aplicado um questionário de verificação de aprendizado após a aula. A análise dos dados aponta que a ferramenta LV pode auxiliar no desenvolvimento de conceitos, trabalhando com elementos da visualização, aspectos lúdicos e a disponibilidade de ter acesso a simulação de práticas reais.