REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU
Palavras-chave:
Pierre Bourdieu; Êxito Escolar; Ensino Médio Integrado; Educação ProfissionalResumo
Num período de grande confiança na educação como meio de transformação social, o sociólogo francês Pierre Bourdieu apresenta sua teoria de que a organização do espaço escolar, sua estrutura e funcionamento não seriam capazes de romper com o ensino voltado para as classes dominantes, tendo como consequência o fracasso dos estudantes das classes populares. No Brasil, as várias reformas educacionais governistas propostas durante a segunda metade do século XX, principalmente para o ensino médio, reforçaram a dualidade estrutural entre as funções intelectual e instrumental, entre a formação das elites e a formação dos trabalhadores. Em 2008, foi criada a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com uma proposta de educação profissional e tecnológica visando a formação integral do sujeito, subsidiando-o tanto para o mundo do trabalho quanto para o prosseguimento nos estudos. Este artigo apresenta uma análise sobre as concepções sócio educacionais de Bourdieu e possíveis relações com as políticas públicas que orientam a organização dos Institutos Federais, principalmente quanto ao ensino médio integrado. Verifica-se que a Educação Profissional integrada ao ensino médio se apresenta como importante caminho para o êxito da classe trabalhadora, podendo constituir-se como modelo de escola transformadora dentro de uma concepção de ensino reprodutora.