PROCESSOS CRIATIVOS COM STORYTELLING VISUAL
Imagens que contam histórias de sí
Resumo
Este artigo pretende apresentar a proposta de um projeto de pesquisa em que se dará uma investigação de uma ação educativa, com uso da ferramenta de storytelling visual nas aulas de artes, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A investigação pretende responder à seguinte questão: O storytelling visual, no contexto da arte ampliada na perspectiva da cultura visual, pode ser um recurso para desenvolver processos de subjetivação de estudantes na Educação de Jovens e Adultos? Utilizaremos, como referências bibliográficas, autores que pesquisaram a influência do storytelling na educação, tais como Allen (2000), Acheson (2000), Pettigrew (1997) e Kobori (2019). Como metodologia utilizaremos uma abordagem narrativa autobiográfica, tendo o diário de aula como foco de investigação, e ainda elementos da artografia, tendo em vista que a pesquisa abordará narrativas por meio da construção de visualidades. Nesta direção, será desenvolvida uma sequência de aulas tendo como objetivo geral desenvolver processos de subjetivação dos/das estudantes da EJA a partir do uso da ferramenta storytelling visual no ensino de arte, resultando na construção de uma proposta pedagógica.