VIVÊNCIAS DO PROJETO DE ENSINO

O APRENDIZADO DA QUÍMICA UTILIZANDO-SE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Luciene Pereira da Silva Gonçalves Instituto Federal Goiano
  • Gabriela Moura Lima Instituto Federal Goiano
  • Adiel Trani Pacheco Gomes Instituto Federal Goiano

Palavras-chave:

Ensino; Química; Tecnologias da Informação e Comunicação; Objetos Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

A utilização constante das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm influenciado para o surgimento de uma sociedade conectada com mudanças em todos os setores, inclusive nos processos educativos. No caso do ensino dos conteúdos de Química, geralmente abordados com foco na memorização, definições e fórmulas, percebemos desmotivação por parte dos estudantes. Contrapondo a esse cenário, entendemos que é possível relacionar o uso das tecnologias digitais, em especial, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), aos objetos do conhecimento químico, pois, permitem a investigação de fenômenos propiciando significação dos
conteúdos químicos abordados. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo discorrer acerca das atividades desenvolvidas durante a execução de um projeto de ensino elaborado por uma equipe de trabalho constituída por dois (02) professores de Química e dois (02) alunos bolsistas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Goiano Câmpus Campos Belos. Tal projeto foi pensado para ensinar conceitos da Química no Ensino Médio. A construção dos dados se deu mediante discussão ocorrida nos encontros semanais, tendo a observação participante como instrumento metodológico. Ademais, esperamos que este relato contribua no desenvolvimento de estratégias que potencializam a aprendizagem de conceitos dos conteúdos químicos utilizando-se de ferramentas digitais.

Downloads

Publicado

2023-06-19