O ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO - ESCEMA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • JAQUELINE DE CÁSSIA NASCIMENTO DA SILVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, Educação Especial, Deficiente Visual

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia nas Artes Visuais dentro do contexto da Escola de Cegos do Maranhão-ESCEMA, bem como as possibilidades educacionais a partir das artes visuais. Com intuito de perceber o processo de ensino e aprendizagem nesta instituição, foi realizado uma investigação com caráter qualitativo, pautada em pesquisa bibliográfica, observação direta e indireta, pesquisa de campo com utilização de entrevistas semiestruturadas. Nesta perspectiva, buscou-se compreender a importância do desenvolvimento pedagógico, ainda que de forma remota em tempos de pandemia e as implicações das artes visuais neste âmbito educacional, assim, realçou-se aspectos referentes a metodologia e/ou metodologias utilizadas com educandos com deficiência visual, mais especificamente na instituição de ensino pesquisada. Destacam-se dentre os vários autores que fundamentam esta pesquisa: Ana Mae Barbosa (2008), Camargo (2012), Cerqueira e Ferreira (1996), Cervo, Bervian e da Silva (2007), Coutinho (2002), Ferraz e Fusari (2001), Gonzalez (2007), Pucetti (2005), entre outros.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Edição

Seção

Fluxo Contínuo