“REFLORESTANDO MENTES PARA A CURA DA TERRA”

A EDUCAÇÃO ENQUANTO FORMAÇÃO HUMANA E CONSTITUINTE DE SUJEITOS ECOLÓGICOS

Authors

  • Viviane Faria Lopes Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Izabela Oliveira da Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Keywords:

1. Educação Ambiental. 2. Sujeito Ecológico. 3. Identidade.

Abstract

Este trabalho discorre a respeito dos impactos benéficos da Educação Ambiental (EA), fazendo um estudo analítico do livro infanto-juvenil O menino do dedo verde (1957), de Maurice Druon. A obra literária em apreço destaca a importância do contato com a natureza e a preservação ambiental, onde o mágico polegar verde da criança protagonista é capaz de alterar as construções humanas e as ligar à natureza viva. Para balizar a pesquisa, tomou-se por referencial pesquisadores da linguagem e da identidade, como Isabel Carvalho, Richard Louv e Stuart Hall, e, mediante o levantamento bibliográfico de diversos estudos acerca da temática, buscou-se averiguar a importância dessa vertente educacional para um processo de ensino e aprendizado efetivo e significativo junto à conscientização planetária. Ao detectar as possíveis contribuições para a formação de seres humanos ecologicamente responsáveis, a EA sustenta ser a escola um espaço (trans)formador, por desenvolver e apresentar aspectos culturais, sociais e cognitivos, e, com isso, fundamenta sua importância na formação desse sujeito ecológico. Assim, ainda que o ambiente educacional careça de melhor estrutura para dar vida a sujeitos ambientalistas, tanto em nível formativo e quanto em físico, é ele aquele capaz de proporcionar o ensino humanitário e, a bem da verdade, renovador de mentes.

Author Biographies

Viviane Faria Lopes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professora e pesquisadora da graduação e da pós-graduação na Universidade Estadual de Goiás (UEG); pesquisadora na Universidade de Brasília (UnB); pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP); co-líder do grupo de pesquisa do CNPq Literatura em Interfaces: transdisciplinaridade e interculturalidade (LINTERFACES).

Izabela Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estudal de Goiás (UEG).

Published

2024-12-19