“Álcool e direção”:

uma abordagem investigativa no estudo de oxirredução em aulas de Química

Autores

  • Alessandra Timóteo Cardoso Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Nathalia Augusta Urbano Caetano Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Marlene Ribeiro da Silva Graciano Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Luciano Alves da Silva Instituto Federal de Goiás (IFG)

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Ensino de Química, Três Momentos Pedagógicos, Tema gerador, Álcool e direção

Resumo

O presente estudo consiste em um relato de experiência investigativa com base na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, usando o tema gerador “Álcool e direção” em aulas de Química. O público-alvo foram os alunos do 4º período do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (PROFEN) de uma escola Estadual de Itumbiara-GO. Objetivou-se analisar as vantagens da abordagem investigativa no estudo de oxirredução em aulas de Química. Tratou-se de uma pesquisa-ação desenvolvida na perspectiva qualitativa, a fim de analisar a construção do conhecimento dos estudantes acerca do tema gerador, bem como o papel do aluno como principal sujeito no processo de aprendizagem, refletindo investigando o conteúdo proposto. Mediante análise dos dados, pode-se concluir que os alunos relacionaram os conhecimentos prévios deles aos conteúdos trabalhados e, além disso, posicionaram-se criticamente acerca do tema álcool e direção. A abordagem investigativa dos Três Momentos Pedagógicos mostrou-se relevante nesse estudo, pois os alunos tornaram-se os principais sujeitos na construção do conhecimento, pois se envolveram em todas as atividades propostas.

Biografia do Autor

Alessandra Timóteo Cardoso, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda (2022-atual) pela USP-IQSC, Mestra pela UFG-IQ (2022) e Licenciada em Química pelo IFG-campus Itumbiara (2019). Foi aluna voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - 2017/2018 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - 2018/2019. Foi aluna bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Química: Educação Ambiente e Sociedade, entre 2016 e 2019. No campo da pesquisa, têm experiência na área do Ensino de Química (EQ) e Educação Inclusiva, e em Química Analítica, especialmente em técnicas de preparo de amostra (ELL-PBT, ESL-PBT, SBSE e On-line SPE). Na área de instrumentação Química, possui experiência no campo da Cromatografia Líquida (HPLC-UV; UPLC-DAD; UPLC-MS). Atualmente, desenvolve pesquisa no grupo de Cromatografia (CROMA-IQSQ-USP) na vertente de síntese de sorventes baseados em óxido de grafeno e seu emprego em técnicas miniaturizadas de preparo de amostra, tais como SBSE e In-tube SPME, para extração e pré-concentração de pesticidas em bebidas e amostras ambientais.

Nathalia Augusta Urbano Caetano, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), Campus Itumbiara. Graduada em Pedagogia pela UniFAEL. Técnica em Química pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Atuou como bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFG. Professora de Robótica da rede SESI Goiás.

Marlene Ribeiro da Silva Graciano, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Sou graduada em Pedagogia(1984) e Letras (1987) pelo Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba; mestrado em Educação -Formação de Professores(2004), pela Universidade de Uberaba; doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Egressa do grupo de pesquisa LACE - Linguagem em Contexto Escolar. Tenho atuado nessas duas áreas: Linguagens e Educação. Tenho grande experiência com estágio supervisionado tanto na área de Línguas quanto em outras licenciaturas. Fui professora das disciplinas: Práticas de Ensino de Língua Portuguesa ( Estágio Supervisionado I e II); Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Lit. Infantil no ensino superior na UNITUM - Faculdades Unidas de Itumbiara de 1996 a 2001, onde atuei também como coordenadora do curso de Letras de 1999 a 2001. No Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara - ILES/ULBRA atuei como professora das disciplinas Estágio Supervisionado (Letras), Novas Tecnologias aplicadas à Educação (Letras, Pedagogia e Matemática), Língua Portuguesa (Direito) e Metodologia Científica (Sistemas de Informação) . Fui revisora ad hoc do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do ILES/ULBRA Itumbiara-GO. Fui professora de Língua portuguesa do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Itumbiara-GO no período de 1998 a 2012. Fui professora de Língua/Literatura/Redação no Ensino Médio da rede estadual de Goiás no período de 1999 a 2010. Fui professora na área de Educação, formação de professores para o ensino de Ciências- Licenciatura em Química e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás, Campus - Itumbiara, onde ministrei disciplinas pedagógicas, estágio supervisionado e atuei também como coordenadora acadêmica nos períodos de 29/05/13 a 07/03/2014 e de 10/09/2015 a 10/03/2017. No IFG desenvolvi atividade de elaboração de material didático para a rede E-TEC IFG como professor pesquisador de 2013 a 2015. Desenvolvi pesquisas sobre formação de professores, leitura nas diferentes áreas, multimodalidade, análise e produção de materiais didáticos digitais para o ensino de Ciências. Criei e liderei o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais NuPEPE. Liderei a criação do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Campus Itumbiara, em que atuei como professora e coordenadora no período de 2018 até agosto de 2020. Lecionei disciplinas pedagógicas na Universidade do Estado de Goiás - UEG no período de 03.11.2020 a 31.10.2021. Desde 2022 leciono na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Timóteo Cardoso, A., Augusta Urbano Caetano, N., Ribeiro da Silva Graciano, M., & Alves da Silva, L. (2021). “Álcool e direção”:: uma abordagem investigativa no estudo de oxirredução em aulas de Química. Revista Tecnia, 6(1), 204–227. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1016

Edição

Seção

Relatos de experiência