“Álcool e direção”:
uma abordagem investigativa no estudo de oxirredução em aulas de Química
Palavras-chave:
Ensino por investigação, Ensino de Química, Três Momentos Pedagógicos, Tema gerador, Álcool e direçãoResumo
O presente estudo consiste em um relato de experiência investigativa com base na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos, usando o tema gerador “Álcool e direção” em aulas de Química. O público-alvo foram os alunos do 4º período do Programa de Fortalecimento do Ensino Noturno (PROFEN) de uma escola Estadual de Itumbiara-GO. Objetivou-se analisar as vantagens da abordagem investigativa no estudo de oxirredução em aulas de Química. Tratou-se de uma pesquisa-ação desenvolvida na perspectiva qualitativa, a fim de analisar a construção do conhecimento dos estudantes acerca do tema gerador, bem como o papel do aluno como principal sujeito no processo de aprendizagem, refletindo investigando o conteúdo proposto. Mediante análise dos dados, pode-se concluir que os alunos relacionaram os conhecimentos prévios deles aos conteúdos trabalhados e, além disso, posicionaram-se criticamente acerca do tema álcool e direção. A abordagem investigativa dos Três Momentos Pedagógicos mostrou-se relevante nesse estudo, pois os alunos tornaram-se os principais sujeitos na construção do conhecimento, pois se envolveram em todas as atividades propostas.
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