
Sobre a Revista
A Tecnia – Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFG é uma publicação mantida pela Editora IFG. Trata-se de um veículo permanente para o diálogo científico e educacional com orientação pluralista e multidisciplinar que visa reunir os trabalhos de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento, fomentando as inter-relações entre educação, ciência, tecnologia, cultura e sociedade. Com periodicidade de publicação semestral e circulação nacional e internacional, a Tecnia é disponibilizada somente no formato eletrônico e se destina à publicação de trabalhos científicos em português, inglês e espanhol. A revista recebe submissões em fluxo contínuo de artigos científicos, resenhas, traduções e notas científicas, distribuídas em quatro editorias: Educação & Ensino; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Na avaliação do quadriênio 2017-2020, a revista recebeu o Qualis B1.
Edição Atual

O volume 9, número 2, de 2024 da Revista Tecnia apresenta uma seleção de dez artigos, organizados em quatro seções. Esta edição reflete a diversidade das pesquisas científicas desenvolvidas em instituições de todo o Brasil, oferecendo contribuições relevantes para o avanço do debate acadêmico.
Na seção de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, os artigos exploram temas como a percepção do discurso midiático sobre a violência contra a mulher, analisada a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio, e uma revisão crítica do conceito de sucesso midiático, utilizando ferramentas da Análise do Discurso. Esses estudos destacam a importância de compreender como os discursos são construídos e interpretados na sociedade contemporânea.
A seção de Educação e Ensino reúne pesquisas que abordam desafios atuais no campo educacional. Um dos artigos discute as estratégias adotadas pelos Institutos Federais para enfrentar os impactos da pandemia de COVID-19, com foco no uso da tecnologia da informação para manter as atividades educacionais. Outro estudo revisa evidências científicas sobre os benefícios da gamificação na educação, destacando seu potencial para aumentar o engajamento e o desempenho dos alunos. Além disso, um artigo relata os avanços e desafios da educação escolar indígena no Brasil, enfatizando a luta por uma educação que respeite as culturas e realidades desses estudantes.
Na seção de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, um estudo avalia a viabilidade econômica da produção de clones de eucalipto, considerando tanto a produção de um único produto quanto a de multiprodutos derivados da madeira. Essa pesquisa oferece contribuições relevantes para o setor florestal, especialmente para a discussão sobre a gestão sustentável de recursos naturais.
Por fim, a seção de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias apresenta artigos que exploram temas inovadores, como a aplicação de modelos Bayesianos para prever e gerenciar problemas ambientais, a análise dos impactos de pedreiras em áreas urbanas, a avaliação da resistência e durabilidade de tijolos artesanais de solo-cimento e a otimização do movimento de robôs móveis por meio de algoritmos evolucionários. Esses estudos demonstram a aplicação prática de ferramentas tecnológicas e matemáticas para resolver problemas complexos.
Agradecemos a todos os pesquisadores e editores pelas relevantes contribuições e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) pelo apoio financeiro. Convidamos todos os leitores a realizarem uma leitura crítica dos artigos publicados.