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  • Revista Tecnia
    v. 8 n. 2 (2023)

    Passados quase quatro anos da Pandemia pela Covid-19 em nosso país, seus efeitos reverberam em fluxos contraditórios. De um lado, o vírus se tornou existência ativa que ameaça vidas aqui e acolá, com certa frequência, desestabilizando nossas rotinas no trabalho e as práticas sociais diversas, como as festividades com alta concentração de pessoas. Mesmo o vírus se mostrando letal, ainda lidamos com o negacionismo da doença e dos tratamentos eficazes, entre eles o mais importante, a vacina. A ciência continua sendo descredibilizada por parcela da sociedade que insiste em negar sua validade pondo-a em confronto com a fé. Fé e ciência, conhecimentos de naturezas diferentes, tornaram-se antagônicos, inimigos. De outro lado, a luta pela preservação da vida em face da doença forjou a emergência de resistências que se manifestaram na arte, na cultura e na produção do conhecimento científico. A ciência, de fundamental importância para desvendar os mistérios da vida que produz morte; a arte, de fundamental importância para manter viva a memória de nossa cultura e nos interpelar acerca de nossa humanidade. A experiência de Darlene, ao aventurar-se na aprendizagem da aquarela no período de isolamento, comprova a vocação humana para a vida, para o mover-se contra a corrente. O que fazer enquanto tudo se mantinha parado? O que fazer diante do horror da morte avassaladora? A arte foi seu escape. Com ela, descobriu uma nova (para ela) maneira de expressar lembranças e reconectar-se com suas raízes. Na sua arte e na sua memória, fé e ciência são encontradas em pacífica convivência. A aquarela que compõe a capa deste número da Tecnia evoca a necessidade de acolhermos com respeito a diversidade da experiência humana traduzida na arte e no conhecimento científico. Por essa razão, a Tecnia tem buscado estabelecer um diálogo entre esses campos do saber na editoração de seus números, desde a elaboração de suas capas, nas quais são apresentadas produções artísticas de nosso patrimônio cultural, à seleção do conteúdo, do qual se requer relevância científica e social. Em que pesem os efeitos negativos da Pandemia, a vida seguiu seu curso. E isso foi possível devido aos avanços da ciência. Neste número da Tecnia, apresentamos dez artigos distribuídos em quatro seções, os quais constituem uma pequena amostra do conhecimento produzido por pesquisadores comprometidos não apenas com a explicação do mundo, mas com a transformação dele em prol da vida digna. Os autores representam dez instituições de educação do país: Instituto Federal de Goiás (IFG); Instituto Federal Goiano (IFGoiano); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Federal de Alfenas (UFAL); Instituto Federal Santa Catarina (IFSC); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade de Passo Fundo (UPF); Escola Técnica do Vale do Itajaí (ETEVI); Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG); e uma instituição de Moçambique, país na África Oriental: Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG).

  • Revista Tecnia
    v. 8 n. 1 (2023)

    Em 2023, a Editora do Instituto Federal de Goiás celebra uma década de existência. Com esta edição da Tecnia, prestamos nossa homenagem à Editora IFG, compondo a capa com a fotografia histórica do dia do lançamento da Editora, ocorrido em 2013.

    Neste número, os leitores encontrarão quatro seções, em que são apresentados dez artigos organizados de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Educação e Ensino, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, e Ciências Exatas e da Terra.

  • Revista Tecnia
    v. 7 n. 2 (2022)

    Neste número, a revista reúne dez artigos e uma resenha. Da primeira seção deste número, constam três artigos da área de Engenharia: (1) Análise de desempenho do mercado da construção civil nos anos de 2012 a 2016 utilizando Ciência de Dados, (2) Modelo físico para avaliação de vazões geradas por rompimento de pequenas barragens e (3) Panorama da gestão de resíduos de diferentes setores das instituições de ensino: revisão de literatura; a segunda seção, referente à área de Educação, carro-chefe da revista, constitui-se de cinco artigos: (4) Aula prática sobre processo de fundição usando chocolate, (5) Uso do podcast como ferramenta digital de avaliação: uma proposta para o ensino médio, (6) Contraposições entre o construtivismo e psicologia histórico-cultural, (7) Um olhar epistemológico sobre o currículo para as Ciências da Natureza na Educação Infantil, (8) Panorama do uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) no contexto didático; da terceira seção constam dois artigos da área de Ciências Exatas e da Terra: (9) Metodologias ativas e as tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de ciências: um mapeamento sistemático da literatura, (10) Teoria dos números e Criptografia: uma estratégia para o ensino e aprendizagem ativa da matemática. Encerra-se o número com a resenha “A origem dos sentimentos e da cultura em uma perspectiva biológica”.

  • Revista Tecnia
    v. 7 n. 1 (2022)

    A revista Tecnia tem a missão de democraticar o conhecimento técnico e científico. Propiciando aos leitores artigos resultantes de pesquisas que visam melhorar algum método ou processo, com a finalidade de enriquecer a compreensão sobre determinado tema e estimular a curiosidade, gerando um desenvolvimento cultural e social.

    Sabe-se que a pesquisa científica é extremamente relevante para o crescimento de um país, melhorando a qualidade de vida de sua nação. Sendo assim, a revista Tecnia acredita, apoia e valoriza todas as pesquisas, independente da área de conhecimento. Transmitir informações que possam permitir reflexões, esclarecimentos, soluções de problemas é primordial para instigar e desencadear novas pesquisas científicas.

     

  • Revista Tecnia
    v. 6 n. 2 (2021)

    De luto e esperanças têm-se feito nossos dias. São mais de 20 meses que o mundo convive com o sinal do limite da vida, dos projetos, das histórias, das conquistas e de tantas outras possibilidades de existência. A impermanência grita alto um alerta para buscarmos o sentido do que fazemos e para vivermos intensamente o momento e cultivarmos relações de amorosidade, de solidariedade, de cuidado com a fragilidade da vida e das relações.
    Vidas em risco, a nossa, a dos animais, da floresta, dos biomas, dos povos originários, dos empobrecidos, dos negros e negras em sua maioria, o planeta está exalando morte por todos os lados.
    A vida entrou num turbilhão. De forma desordenada e impetuosa temos sido envoltos pelo medo, pela insegurança, pela falta de perspectivas, pelo isolamento social, pela falta de um abraço, pelo desejo de retornar a um cotidiano anterior que sabíamos mais ou menos “dominar”. E nesse redemoinho de vida e de sentimentos, os de esperança, de resiliência e resistência se mesclam às paralisações vividas diante de tantas vidas ceifadas pela Covid-19 e pelo descaso das forças econômicas e políticas de nosso país.

  • Revista Tecnia
    v. 6 n. 1 (2021)

    Os artigos desta edição apresentam realidades agrárias que impõem o desafio da pesquisa no cuidado com o ecossistema e sua possibilidade de garantir uma vida saudável e sustentável para todas as pessoas e demais seres e energias vivas. Apresentam também realidades desafiadoras dos centros urbanos e o impasse em garantir segurança em um mundo em que a tecnologia se desenvolve em velocidade semelhante à das fraudes aos sistemas. Nesse propósito de pensar uma possibilidade de vida no campo e na cidade, encontra-se a provocação à educação como elemento propulsor de crescimento e alargamento de horizontes, a qual, por isso, merece atenção e processos inovadores.

  • Revista Tecnia
    v. 5 n. 2 (2020)

    A revista Tecnia assume seu compromisso com um conhecimento que emana de diversas fontes e lugares. Os territórios da casa são oportunos para encontros que, ao lado da leveza dos risos, abrem caminhos para “discutir nossas condições de existência”, e elas não são poucas. Os textos aqui apresentados trazem contribuições em diversas áreas de saber e buscam, por meio de percursos distintos, apontar também para uma maior qualidade de vida para todas as pessoas.

    Desejo da revista Tecnia e plantar sementes que permitam as pessoas criar conexões que produzam um saber comprometido com uma sociedade em que caibam todos. Um conhecimento acadêmico e cotidiano que empodere as referências e identidades diversas destruindo barreiras de raça, de etnia, de gênero, de classe. Nesse sentido, a Tecnia traz contribuições de distintas áreas do conhecimento e nos convida a reflexões importantes para os desafios que temos na pesquisa e na sociedade, em vista dos movimentos negacionistas, que tentam silenciar e apagar corpos, historias, lutas, conquistas, saberes. Descortinar o véu, na partilha de saberes, e parte de nossa tarefa

  • Revista Tecnia
    v. 5 n. 1 (2020)

    No abraço das palavras de Conceição Evaristo, uma intelectual e escritora negra brasileira, abrimos este número da Revista Tecnia. De mulher forte e semente de vida impetuosa, essas palavras cortam a terra para fazer nascer um tempo em que a troca de ar entre negros, brancos e indígenas não seja uma obrigação ou um ato politicamente correto, mas seja desejo puro e compromisso vital de quem percebeu que a alteridade nos interpela e se faz caminho de crescimento da empatia e da solidariedade genuína. O rosto do Outro, na sua plena diferença, tem o poder de nos ensinar, de nos aconchegar, de nos abraçar; as palavras do Outro, germinadas do mais profundo de sua existência, podem nos redimir de nossa falta de cuidado com a vida. Ao nos interpelar, o rosto e as palavras do Outro precisam estar presentes e não podem ser apagados. Vidas negras importam! Vidas indígenas importam! Vidas das mulheres importam! Vidas do ecossistema importam!

    As palavras de Evaristo nos alertam que dos “nossos sonhos protegidos, pelos lençóis da noite, ao se abrirem um a um no varal de um novo tempo, escorrem as nossas lágrimas fertilizando toda a terra, onde negras sementes resistem reamanhecendo esperanças em nós”. A Tecnia tem hoje, nessas palavras, o lume para descortinar escritas acadêmicas que buscam compartilhar olhares para o mundo, percepções de problemas a serem investigados, achados e desafios que nos impelem a seguir dizendo o novo que faça a vida florescer na beleza da infinita diferença.

  • Revista Tecnia
    v. 4 n. 2 (2019)

    Os impasses do tempo atual não se apresentam apenas como sinais de esgotamento da produção científica e acadêmica, em suas duas linguagens, mas como sinais de possibilidades. Cotidianamente, há muita morte e muita vida em ampla diversidade convivendo simultaneamente. A dimensão de caos e de auto-organização nos interpela a um movimento de aproximação entre poesia e ciência no mundo atual. A quebra da visão cartesiana de máquina perfeita, inteiramente determinista, nos coloca no espaço das incertezas, do movimento criador, que é mais constante e promove novas instabilidades e incertezas a cada momento de nosso cotidiano.

    Para Morin, “encontramo-nos numa época de transição e de tomada de consciência de uma falta” agravada ou estimulada pelo individualismo que, apesar de permitir as liberdades, autonomia e responsabilidades, coloca todos os seres humanos “na atomização, na solidão e na angústia”. O elemento libertador que pode ser construído a partir dessa reflexão reside na possibilidade de interrogarmos a arte e a ciência sobre sua disponibilidade de caminharem juntas no processo educativo e de pesquisa em que nos envolvemos.

  • Revista Tecnia
    v. 4 n. 1 (2019)

    Ao publicar este periódico, há uma expectativa que consiste no estabelecimento de uma interlocução com leitores e leitoras para ampliar a reflexão e transformar nossos processos de aprendizagem em espaços de construção ética sensível à alteridade. Por isso, assumimos que todos os corpos, sejam eles humanos ou sistemas vivos, presentes na fauna e flora de nosso meio ambiente, todos esses corpos importam, todos eles pesam na hora de decidirmos os rumos de nossas ações educativas, políticas e éticas.

  • Revista Tecnia
    v. 3 n. 2 (2018)

    Em tempos difíceis, apreensivos e nebulosos que ameaçam construções históricas de nosso país na área da Educação e das Ciências, afirmamos nossa esperança de que a resiliência e a resistência nos tornarão fortes para os momentos-movimentos de reconstrução, desconstrução e construção necessários. Não abriremos mão de nossa humanidade criadora de novos mundos. Se o saber caminha ao lado do poder, geraremos conhecimentos capazes de destruir o monstro que aparenta força, mas, porque tem pés de barro, não se sustenta por muito tempo.

    Ao nos apresentarmos para a leitura deste periódico como comunidades aprendentes, podemos começar a fazer ilações acerca das possibilidades de resolução de tantas violações do direito à dignidade de vida que se apresentam nos dias de hoje. Reiteramos que a palavra compartilhada, com base em nossos resultados de pesquisa e ações educativas, pode impulsionar uma vida com dignidade em uma sociedade regida não apenas pela igualdade prescrita na Constituição, mas pela equidade tecida na rede cotidiana das relações diversas e inclusivas.

  • Revista Tecnia
    v. 3 n. 1 (2018)

    Os muitos saberes e fazeres estão reunidos nesta nova edição da Revista Tecnia como possibilidade de construir caminhos que anunciem tempos de dignidade para todas as pessoas. Tecidos na rede das pesquisas, da extensão e do ensino que se realizam nas universidades, nos institutos federais, nas escolas, estão os conhecimentos compartilhados por autores e autoras de diversas partes do país, a quem agradecemos por publicarem conosco.

    As palavras, estes signos construtores de pontes, foram se desenhando, se avolumando, tomando certo sentido e, para que cumpram seu destino, de nos ajudar a alargar os horizontes, foram articuladas por autores e autoras como um convite para o diálogo. Desfrutem desse movimento que as palavras propiciam para seguir um caminho de resistência ante a ameaça de desestruturação dos avanços conquistados que parece querer se instalar.

  • Revista Tecnia
    v. 2 n. 2 (2017)

    A revista Tecnia constitui veículo para a publicização dos resultados de pesquisa desenvolvida por pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, imbuídos do sentido humanizador do conhecimento. Neste novo número, a revista oferece contribuição relevante para a práxis educativa com trabalhos de natureza acadêmica, científica e tecnológica, versando sobre temáticas de interesse pedagógico e social. Por esses trabalhos, agradecemos os autores que, generosamente, compartilharam seus textos para apreciação de nossos leitores e leitoras.

  • Revista Tecnia
    v. 2 n. 1 (2017)

    A nova edição confirma o perfil multidisciplinar da revista, destacandose
    a área de Ensino pela boa classificação obtida na última avaliação dos
    periódicos pela Capes (B2). Neste número trazemos discussões de
    pesquisadores de diferentes instituições, inclusive de filiação internacional,
    com artigos que tematizam a atuação docente, o papel do professor, a
    questão da qualidade da educação e da evasão de discentes, a produção de
    conhecimento na interface entre os conteúdos das áreas técnicas e a prática
    de sala de aula, com contribuições relevantes para o ensino de Física, aos
    quais se soma discussão técnica específica da área de Hidráulica.

  • Revista Tecnia
    v. 1 n. 2 (2016)

    Nesse segundo número você poderá conferir nove artigos com temática variada. Na área de Educação: (i) a formação inicial de professores e (ii) o uso de peças teatrais como recurso metodológico são temas representantes; na área de Meio Ambiente se tem temas como: (iii) o levantamento da qualidade ambiental de córregos, (iv) a utilização de filtro de múltiplas camadas para remoção de turbidez e (v) avaliação da gestão dos resíduos em postos de combustíveis; com foco em bioenergia é apresentado aos leitores o artigo com tema (vi) análise acerca do aproveitamento energético do biogás de aterros sanitários para gerar eletricidade. Unindo as áreas de Informática, Engenharia e Meio Ambiente (vii) a aplicação da programação de computadores para o auxílio à gestão de resíduos sólidos da construção civil é também tema de artigo. Na área de Computação:(viii) é apresentado o ESHistory, um software para extração de métricas históricas para projetos JavaScript. Fechando o segundo número o artigo na área de Direito (ix) tem como temática as políticas públicas de saúde e implicações do aborto legal.

  • Revista Tecnia
    v. 1 n. 1 (2016)

    Com prazer, apresentamos a Tecnia – Revista de Ciência, Educação e Tecnologia do IFG, que se constitui como mais um espaço de divulgação científica aberto à comunidade acadêmica interna e externa ao Instituto Federal de Goiás (IFG). Com caráter multidisciplinar, a Tecnia publicará artigos científicos inéditos, resenhas e traduções de textos de interesse das diversas ciências. Usando a plataforma do Open Journal Systems (OJS), recebemos na primeira chamada 61 artigos, que foram criteriosamente analisados por um grupo de mais de 100 doutores de diversos institutos federais, universidades e centros universitários brasileiros e de instituições estrangeiras. Esses profissionais, especialistas em suas respectivas áreas de atuação, contribuíram voluntariamente para o resultado final deste primeiro volume.