EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO:

PRESENÇA E PAPEL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Wéllia Pimentel Santos Universidade de Salamanca (USAL)

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Estado

Resumo

O liberalismo nasce no século XVIII, com as ideias burguesas de Adam Smith e se proliferam pelo mundo. Este modelo de sociedade liberal entrou em decadência com a crise de 1929. Todavia, nos anos 1970 a 1980, o modelo liberal é redefinido a partir do atual modelo neoliberal. De tal modo, neste contexto das recentes transformações do capitalismo, este artigo objetiva suscitar discussões sobre a incursão do modelo neoliberal na educação brasileira, partindo de uma perspectiva histórica sobre o mesmo, convergindo para e educação enquanto aparelho ideológico do Estado, o atual cenário educacional, além de um breve panorama acerca das políticas públicas educacionais vigentes. A metodologia aplicada ao trabalho se ateve a um estudo descrito, do tipo revisão bibliográfica, respaldando-se, especialmente, em literaturas científicas, trabalhos acadêmicos referenciados que trazer tais reflexões, sendo que os resultados obtidos respondem satisfatoriamente à proposta da pesquisa em foco.

Biografia do Autor

Wéllia Pimentel Santos, Universidade de Salamanca (USAL)

Atualmente doutoranda em Estudos Interdisciplinares de Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidade de Salamanca e professora da educação básica na Prefeitura de Santa Luzia/MG. Tem experiência na área de Serviço Social, especialização em Criminologia, Psicopedagogia, e Educação Inclusiva e Especial pela Faculdade em Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduação concluída em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, graduação concluída no curso de Letras-Inglês pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Pedagogia (UNIFACVEST) e Mestrado em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

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Publicado

28.06.2019

Como Citar

Pimentel Santos, W. (2019). EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO:: PRESENÇA E PAPEL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Revista Tecnia, 4(1), 35–56. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1034

Edição

Seção

Educação e Ensino