LITERATURA DE CORDEL X MÍDIA NA ALFABETIZACÃO E A MOTIVAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

Autores

  • Valdecira Aparecida da Silva Moreira Universidad de Desarrollo Sustentable (UDS)
  • Maria Valdete da Silva Bolsoni Rede estadual de Ensino de Rondônia - FAIPE-MT
  • Aderson Ferreira de Araújo Rede Municipal de Ensino de Colorado do Oeste Rondônia
  • Leopoldo Briones Salazar Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile

Palavras-chave:

Motivação, Literatura de Cordel, Escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como ocorre a motivação do gestor escolar e os procedimentos didáticos e midiáticos no trabalho pedagógico com a literatura de cordel na alfabetização. Como metodologia de investigação, optou-se por realizar pesquisa bibliográfica e de campo, confrontando teorias e práticas. Os principais autores estudados são: Abreu (1999), Fonsêca & Fonsêca (2008) Marinho e Pinheiro (2012), Silva (2016), Oliveira e Filho (2013), Pontuschka, (2004) e outros, por abordarem o tema literatura de cordel com fins pedagógicos. Para realização da pesquisa de campo utilizou-se entrevista com quatro professoras alfabetizadoras e uma gestora.  As atividades escolares referentes à Literatura de Cordel ainda são pouco divulgadas no meio escolar na Região Norte. Ressalta-se que, com a globalização e os diversos recursos tecnológicos da atualidade, aos poucos emerge como recurso pedagógico de valor ímpar no labor, com temas interdisciplinares na alfabetização.

Biografia do Autor

Valdecira Aparecida da Silva Moreira, Universidad de Desarrollo Sustentable (UDS)

Mestre em Ciências da Educação.pela UDS. Pedagoga. Professora da rede estadual de Ensino de Rondônia. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino; Gestão Escolar; Mídias na Educação.  Coordenadora Pedagógica  da EMEIF 16 de Junho/ Colorado do Oeste, Rondônia Brasil

Maria Valdete da Silva Bolsoni, Rede estadual de Ensino de Rondônia - FAIPE-MT

Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad de Desarrollo Sustentable - Paraguai. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1999). Especialista em: Métodos e Técnicas de Ensino; Gestão Escolar; Psicopedagogia e, Mídias na Educação. Professora nível 3/SEDUC/RO desde 1988. No transcorrer do labor em Educação exerce funções como: Professora 1 ao 4 ano no período de Março de 1988 à Dezembro de 1990 na Escola Estadual 16 de Junho; Secretária da Escola Estadual 16 de Junho no período de Janeiro de 1991 à Dezembro de 1994; Diretora da Escola Estadual Governador Angelo Angelin no período de Janeiro de 1995 à Dezembro de 2002; Supervisora da Escola Estadual Governador Angelo Angelin no período de janeiro de 2003 a setembro de 2007; Em setembro de 2007 pediu vacância no cargo de professora estadual e assumi a função de Técnica em Serviços Educacionais no IFRO Campus Colorado do Oeste no qual atuou de setembro/2007 a 30 de Março de 2008, data em que pediu exoneração do cargo federal e retornou ao quadro de Professores do Estado de RO. Assumiu então a função de Coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE, responsável pelo Cone Sul - na SEDUC/Colorado função na qual atuou no período de Abril de 2008 à setembro de 2010; Na sequência, assumiu a Coordenação Pedagógica do PROFUNCIONÁRIO pólo Colorado do Oeste, desenvolvendo concomitantemente a função de Tutora - PROFUNCIONÁRIO turma Técnico em Secretaria Escolar no qual ministrei 06 módulos de Formação Pedagógica e 02 da Formação Técnica, e 06 módulos Específicos do curso Técnico em Secretaria Escolar, no período de Outubro de 2010 à março de 2013. No período de março a dezembro de 2013, atuou na função de Supervisora do Ensino Fundamental no CEEJA "Tancredo de Almeida Neves". De janeiro a junho de 2014 atuou na função de diretora substituta na Escola 16 de Junho e, de Julho a dezembro do mesmo ano, trabalhou como Psicopedagoga na mesma escola (Escola Estadual 16 de Junho. Em janeiro de 2015, passou a laborar na função de supervisora de ensino, na Escola Paulo de Assis Ribeiro, função em que permanece. Paralelo às atividades descritas, atuou como Coordenadora de Pós Graduação - representante da UNIVERSO - RJ em Colorado do Oeste nos cursos de Métodos e Técnicas de Ensino; Planejamento Educacional e Psicopedagogia, bem como atuou como Professora ministrante das disciplinas Projeto Político Pedagógico-PPP; e Principios de Gestão, nos municipios de Colorado, Cerejeiras e Corumbiara, nos cursos de Pós Graduação da IFE CURSOS - Instituto Focus de Educação de Cuiabá - como professora convidada pela Coordenação. Participou como cursista do curso: Tecnologia da informação continuada - TICS: cursou: Introdução à Educação Digital/ 40 hs; Ensinando e Aprendendo com as TIC`s / 100 hs; Elaboração de Projetos (40h). Atuou como Tutora da formação Introdução à Educação Digital/ 40 hs/2011. Gosta de estudar, trabalhar, inovar e acredita que os profissionais da Educação são eternos aprendizes, afinal de contas, os aprendizados de hoje, amanhã podem necessitar complementações em decorrência das inovações em especial no que diz respeito aos diferentes empregos das tecnologias e suas repercussões.

Aderson Ferreira de Araújo, Rede Municipal de Ensino de Colorado do Oeste Rondônia

Licenciado em Ciências Biológicas (2008) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Ensino Interdisciplinar das Ciências e do Meio Ambiente - INTERCIÊNCIAS (2013) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Mestrado em Educação (2015) na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Possuo experiência como Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Biologia - Modalidade à Distância, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tenho experiência no Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI / Programa Jovem do Futuro - PJF, como Professor-Articulador. Atuei na elaboração do ProEMI da EEE Médio São José (2017) e, na elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular - PFC da E.E.E. Médio São José (2019). Desenvolvi atividades no PARFOR/UFOPA e também na Especialização da Escola de Gestores - ICED/UFOPA. Atualmente é Professor Classe I - SEDUC/PA. Atualmente é Doutorando em Educação na Amazônia na Rede Educanorte - Associação Plena em Rede, polo Santarém (Ufopa/Unir). Programa de Pós-Graduação na Amazônia (PGEDA - Turma 2020).

Leopoldo Briones Salazar, Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile

Doutor em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Chile (2000). Mestre em Ciências da Educação, Menção Currículo. Licenciado em Linguística. Formado na Pontifícia Universidade Católica de Chile. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Diretor Geral Visión Educacional Chile: www.vechile.org - Diretor Pós-graduação UDS, Assunção, Paraguai. Diretor Programas de Pós-graduação Universidade Internacional SEK, Chile. Coordenador Unidade de Desenvolvimento Curricular Centro tecnológico Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, Chile. Docente e Investigador de Educação Superior. Docente Programas de Mestrado e Doutorado em Educação e nas áreas de Ciências Sociais. Investigador de Projetos FONDECYT, MECE, Chile. Publicação em Revistas Nacionais e Internacionais. Especialista nos processos de acreditação de programas de educação superior. Especialista em Gestão Acadêmica Universitária e em Gestão Educativa. Assessor e Consultor dos Centros de Educação Superior e Universidades Nacionais e Internacionais. Assessor de Secretárias de Educação. Profissional Programa MECE MEDIA e Conselho Superior de Educação, Ministério de Educação, Chile. Avaliador de Programas e Projetos Curriculares de Educação Universitária e Sistema Escolar. Assessor em desenho curricular de educação superior. Avaliador de Projetos de Programas de Graduação e Pós-Graduação. Especialista em Programas de Melhoramento da Docência Universitária. Palestrante em Seminários nacionais e internacionais.

Referências

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras ALB, 1999.

ARAÚJO, P.C.de. A CULTURA DOS CORDÉIS : território(s) de tessitura de saberes. [Tese de doutorado]. JOÃO PESSOA,2007.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.

______. Alfabetização e Linguística . 6. ed. Scipione, São Paulo: SP. 1993

CLANDININ , D. Jean.CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa : experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Fonsêca, Alexandre Vítor de Lima& Fonsêca, Karen Sheron Bezerra, Contribuições da Literatura De Cordel Para O Ensino De Cartografia, Geografia - v. 17, n. 2, jul./dez. 2008 – Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências http://www.uel.br/revistas/geografia.

GALVÃO, A.M.O. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

MARINHO, Ana Cristina e PINHEIRO, Hélder O Cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

OLIVEIRA, Maria Leonara e FILHO, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva. Literatura de cordel: uma arte que se expande através dos recursos tecnológicos. Web-Revista SOCIODIALETO, 2013. Disponível em: Acesso em 26/03/2018.

PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sérgio. Comunicação & Marketing . São Paulo: Futura, 2002.

PONTUSCHKA, N. N. Fundamentos para um projeto interdisciplinar: supletivo profissionalizante. In: PONTUSCHKA, N. N.; OLIVEIRA, A. U. de. (org.). Geografia e perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2004

RESENDE ,Viviane de Melo, A Relação Entre Literatura de Cordel e Mídia: Uma Reflexão Acerca Das Implicações Para o Gênero, Cadernos de Linguagem e Sociedade, 8, 2006/7

SILVA, Verônica Diniz da. A Literatura de Cordel e suas contribuições para o ensino desse gênero na sala de aula. Anais do x simpósio linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental- 2016. Disponível em: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/simposioufac/issue/view/48. Acesso em 24/03/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita . 1. Ed. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Downloads

Publicado

28.06.2019

Como Citar

Aparecida da Silva Moreira, V., Valdete da Silva Bolsoni, M., Ferreira de Araújo, A., & Briones Salazar, L. (2019). LITERATURA DE CORDEL X MÍDIA NA ALFABETIZACÃO E A MOTIVAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR. Revista Tecnia, 4(1), 104–119. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1039

Edição

Seção

Educação e Ensino