ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL:
O FENÔMENO DAS VIDEOAULAS DO YOUTUBE
Palavras-chave:
Ensino de História, Educação não formal, Videoaula, YouTubeResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa que investigou o fenômeno das videoaulas de História do YouTube. O primeiro passo foi descobrir em qual perspectiva se encaixa tal estudo, o que promoveu um introdutório debate teórico. Em seguida, fizemos uma pesquisa sobre a relação dos alunos dos cursos técnicos do Instituto Federal Goiano com as videoaulas de História do YouTube. E, por fim, a análise dos resultados encontrados. Constatou-se que os estudantes conciliam videoaulas do YouTube com aulas tradicionais da escola e privilegiam as videoaulas que utilizam vários recursos midiáticos e interativos.
Referências
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de. ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. Introdução à história pública. São Paulo: Letra e voz, 2011.
BURGESS, J. & GREEN, J. Youtube e a revolução digital: como o maior fenômeno da cultura participativa transformou a mídia e a sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.
FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016,
MATTAR, João. Youtube na educação: o uso de vídeos em EAD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi. Relatório de pesquisa. 2009.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da UnB, 2001.
SCHNEIDER, Catiúcia Klug. CAETANO, Lélia. RIBEIRO, Luis O. M. Análise de vídeos educacionais no YouTube: caracteres e legibilidade. Revista novas tecnologias na educação. V. 10. N. 1. Julho de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.