Diálogos entre a formação omnilateral e a educação ambiental crítica com estudantes do nível básico

Autores

  • Alessandro Silva de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Gustavo Carvalho da Rocha Lima Martins
  • Gonzalo Marin Oviedo
  • Lucas José de Oliveira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.122

Palavras-chave:

Formação Omnilateral, Educação ambiental, Ensino Fundamental, Agrotóxicos

Resumo

O presente artigo relata a experiência de formação de estudantes do Ensino Fundamental por meio das Perspectivas Omnilateral e Ambiental Crítica. Trata-se de um processo de formação situado nos problemas decorrentes do uso e consumo de agrotóxicos nos alimentos. A experiência se desenvolveu no espaço da horta comunitária do IFG – Anápolis através de visitações periódicas, oficinas e encontros para discussões. Assumimos a abordagem dialética e desveladora das relações, buscando promover um entendimento para além das práticas de cultivo. A opção pela Educação Ambiental Crítica demonstrou ser significativa ao desvelar os sentidos latentes por trás da alimentação de um mercado de agronegócio baseado no uso desenfreado dos venenos. Desse modo, acreditamos ter promovido uma prática direcionada aos intentos da Formação Omnilateral.

Biografia do Autor

Alessandro Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutor em Ciências Ambientais, Mestre em Química do Cerrado, Bacharel (Modalidade Industrial) e Licenciado em Química. É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/IFG) e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Coordena o Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), cadastrado no CNPq, e seus trabalhos de pesquisas situam-se nas áreas de Educação e Ciências Ambientais com os seguintes temas: Trabalho docente e formação de professores, processos pedagógicos associados a diferentes tempos e espaços educativos, educação profissional e tecnológica; sustentabilidade e educação ambiental.

Downloads

Publicado

01.03.2024

Como Citar

Silva de Oliveira, A., Carvalho da Rocha Lima Martins, G., Marin Oviedo, G., & José de Oliveira Gomes, L. (2024). Diálogos entre a formação omnilateral e a educação ambiental crítica com estudantes do nível básico. Revista Tecnia, 8(2). https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.122

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

Categorias