Diálogos entre a formação omnilateral e a educação ambiental crítica com estudantes do nível básico
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.122Palavras-chave:
Formação Omnilateral, Educação ambiental, Ensino Fundamental, AgrotóxicosResumo
O presente artigo relata a experiência de formação de estudantes do Ensino Fundamental por meio das Perspectivas Omnilateral e Ambiental Crítica. Trata-se de um processo de formação situado nos problemas decorrentes do uso e consumo de agrotóxicos nos alimentos. A experiência se desenvolveu no espaço da horta comunitária do IFG – Anápolis através de visitações periódicas, oficinas e encontros para discussões. Assumimos a abordagem dialética e desveladora das relações, buscando promover um entendimento para além das práticas de cultivo. A opção pela Educação Ambiental Crítica demonstrou ser significativa ao desvelar os sentidos latentes por trás da alimentação de um mercado de agronegócio baseado no uso desenfreado dos venenos. Desse modo, acreditamos ter promovido uma prática direcionada aos intentos da Formação Omnilateral.
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