Estado da questão sobre a permanência/evasão em cursos de pós-graduação entre 2017 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2132Palavras-chave:
Estado da Questão., Pós-Graduação., Evasão., Permanência., Egresso.Resumo
Este texto apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que investiga a permanência e a evasão em cursos de pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre 2017 e 2022. O estudo foi desenvolvido como um Estado da Questão (EQ). Ao analisar o estado da questão sobre a permanência e evasão em cursos de pós-graduação entre 2017 e 2022, observa-se um cenário multifacetado e influenciado por diversos fatores. As taxas de permanência variaram conforme a área de estudo e região geográfica, sendo influenciadas por aspectos como qualidade do programa, suporte institucional, perfil do estudante e inserção profissional. A evasão, por sua vez, demonstrou ser um desafio contínuo, relacionado a questões financeiras, familiares, de saúde mental e adequação às expectativas acadêmicas. A compreensão aprofundada desses elementos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de retenção e suporte aos estudantes de pós-graduação nos próximos anos.
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