Softwares Educativos e a aprendizagem da Leitura de Estudante com Deficiência Intelectual no AEE

Autores

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa de Mestrado sobre o uso de softwares educativos como recurso de apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de um estudo de caso no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma Sala de Recursos Generalista de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A estratégia utilizada foi a observação participante, a qual teve como base o plano de aplicação. Os softwares educativos escolhidos para o estudo foram: o GraphoGame e EduEdu. Os resultados obtidos constataram que os softwares educativos favoreceram os aspectos de assimilação e consolidação dos grafemas e fonemas, a formação e leitura de sílabas, de palavras simples, inferência e contextualização na leitura do estudante, validando assim, seu uso como recurso de apoio à aprendizagem da leitura aos estudantes com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado.

Biografia do Autor

Amaralina Miranda de Souza, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educación à Distancia - UNED - Espanha (2006), é Mestre em Educação Especial, pela Universidade de Salamanca - Espanha (2000), com estudos sobre a inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especificas (NEE) nos diversos contextos educativos formais e não formais .Tem Especialização na área da Educação Especial, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ -1980) e na área da Educação à Distância, pelo Instituto Ibero Americano de Educación a Distância - IUED / UNED - Espanha - (2000). Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1977), tem experiência em atendimento clínico e terapêutico de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e na área da Educação Especial, inclusão e aprendizagem multimídia . Atuou como coordenadora de Ensino a Distância da Faculdade de Educação da UnB, junto a coordenação de pós-graduação (AD/FE/25/2007) coordenou o IV e o V Cursos de Especialização em Educação Continuada e a Distância, ambos ofertados em parceria da UnB com a Universidade Aberta do Brasil - UAB/MEC (2008/2009 e 2009/2011 respectivamente). Exerceu a função de vice-coordenadora da Cátedra Unesco de Educação a Distância da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ato da Direção da FE , AD/FE/12/2010 no período de dezembro/2010 a agosto de 2015. Tem participado do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa PNAIC coordenado pelo CFORM/UnB para contemplar a perspectiva inclusiva na formação dos orientadores de estudos e professores de alfabetização do Sistema de Ensino Publico Distrito Federal. É professora Associada Aposentada ,com vinculo de Pesquisadora Colaboradora Plena no Programa de Pós-Gradua em Educação /Linha de Pesquisa Educação,Tecnologia e Comunicação -ETEC, da Faculdade de Educação da UnB. Atua na formação de Professores voltadas para a Pedagogia Hospitalar, Educação Inclusiva,Pesquisa,Tecnologias na Educação e Metodologia da Pesquisa em EaD. Tem realizado estudos e orientações sobre os temas: Tecnologias Educativas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem nos diversos contextos educativos, Acessibilidade, Educação inclusiva e Pedagogia Hospitalar. Participou do Conselho de Informática da UnB - Resolução da Reitoria da Universidade de Brasília Nº 79/2009. Tem realizado publicações no campo da Educação Inclusiva, da Pedagogia Hospitalar e das tecnologias aplicada ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especificas ( deficiência intelectual). Integrou ,como pesquisadora- autora em equipe multidisciplinar para concepção e desenvolvimento de software educativo para apoio ao trabalho pedagógico de estudantes com deficiência intelectual ,pelo qual recebeu o prêmio PAPED /MEC 2004 "Objetos de Aprendizagem" e na concepção e desenvolvimento do software educativo"Hércules e Jiló" concluido em 2020 que se encontra disponibilizado online ; projeto FUB/UnB/FE, apoiado pela FAP-DF, igualmente concebido para apoiar o processo de ensino e aprendizagem matemática desses estudantes.Realizou estudos de pós-doutorado (2016) no PPGE/ UnB ,na Linha de Pesquisa: Educação e Ecologia Humana - EEH sob supervisão da profa. Dra. Leila Chalub Martins do TEF-FE-UnB, com o tema: Práticas Pedagógicas bem sucedidas na perspectiva da Educação inclusiva, estudando a contribuição dos princípios da Ecologia Humana , com estágio pós-doutoral na Facultad de Educación da Universidad Complutense de Madrid ,sob a supervisão da Profa Dra Paloma Antón Aires.

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Publicado

01.03.2024

Como Citar

XAVIER, E., & Miranda de Souza, A. (2024). Softwares Educativos e a aprendizagem da Leitura de Estudante com Deficiência Intelectual no AEE. Revista Tecnia, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/45

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias