Softwares Educativos e a aprendizagem da Leitura de Estudante com Deficiência Intelectual no AEE
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i2.45Palavras-chave:
software educativo, deficiência intelectual, aprendizagem da leitura, alfabetizaçãoResumo
O artigo apresenta a pesquisa de Mestrado sobre o uso de softwares educativos como recurso de apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização. A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada por meio de um estudo de caso no âmbito do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em uma Sala de Recursos Generalista de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. A estratégia utilizada foi a observação participante, a qual teve como base o plano de aplicação. Os softwares educativos escolhidos para o estudo foram: o GraphoGame e EduEdu. Os resultados obtidos constataram que os softwares educativos favoreceram os aspectos de assimilação e consolidação dos grafemas e fonemas, a formação e leitura de sílabas, de palavras simples, inferência e contextualização na leitura do estudante, validando assim, seu uso como recurso de apoio à aprendizagem da leitura aos estudantes com deficiência intelectual no atendimento educacional especializado.
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