Ao lado dos desenraizados do mundo:

a inclusão social de senegaleses e haitianos no Brasil

Autores

  • Maria Inês Simon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Sirlei de Lourdes Lauxen Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Palavras-chave:

Direitos humanos, Imigrantes, Inclusão social, Senegaleses, Haitianos

Resumo

Este artigo, resultado de uma pesquisa qualitativa, tem como objetivo analisar uma prática social relacionada à inclusão de imigrantes senegaleses e haitianos no município de Ibirubá/RS. Para tanto, realiza-se, inicialmente, uma contextualização sobre a imigração que ocorre no mundo no escopo da globalização, com o olhar voltado para os direitos fundamentais do homem. Em seguida, o estudo volta-se para o processo de imigração de senegaleses e haitianos em evidência atualmente no Brasil, com foco nas dificuldades enfrentadas, em especial, em relação à língua e ao preconceito de que são vítimas esses sujeitos. Por último, realiza-se o relato de um projeto efetivado por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Câmpus Ibirubá, em parceria com a Secretaria de Educação do município com vistas à inclusão social desses imigrantes. A reflexão, respaldada em autores como Santos (2010), Bobbio (2004) e Freire (2015), defende a luta pelos direitos fundamentais do ser humano.

Biografia do Autor

Maria Inês Simon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (1977). Especialista em Gestão Escolar pela UNICID (2012) e Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta (2017). Professora estadual aposentada no Estado do Rio Grande do Sul, com atuação nas séries iniciais, ensino médio, orientação educacional, supervisão e gestão escolar. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/ Campus ibirubá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no processo Ensino-Aprendizagem e Educação Inclusiva.

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)

Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado (2021-2023). Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Membro do Consun (2008-2016; 2021); Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021). Faz parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Faz parte da Diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa ? FORGES (2018-2024); Co-Chair da Seção Educación y Políticas Educativas em América Latina- LASA (2019-2021). o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI e do Reelabore do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Membro do Conselho Universitário (2006-2016; 2021- 2023) Membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (2022 - 2023) Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador (2008-2013); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro do Conselho Municipal de Educação (2008-2014; 2022-2024). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007); Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordenou a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) (2014-2019). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais.

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Publicado

29.12.2017

Como Citar

Inês Simon, M., & de Lourdes Lauxen, S. (2017). Ao lado dos desenraizados do mundo:: a inclusão social de senegaleses e haitianos no Brasil. Revista Tecnia, 2(2), 85–104. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/896

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes