A EXTREMA DIREITA E OS MEMES DE CAVALEIROS MEDIEVAIS: POSSÍVEIS IMPACTOS NO ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.316Palavras-chave:
Extrema direita, Memes, Cavaleiros medievais, Ensino de HistóriaResumo
O presente texto representa as reflexões inseridas no contexto de uma pesquisa no âmbito do ProfHistória/UFNT, que se propõe a analisar como os memes de internet com temática de cavaleiros medievais podem interferir na construção do conhecimento histórico dos estudantes do Ensino Médio acerca do medievo Ao utilizar referências medievais, a extrema direita brasileira se apropria desse imaginário e tais apropriações são representadas de diversas formas, mas uma em específico chama a atenção: os memes de internet (CHAGAS, 2020). Desta forma, busca-se identificar as possibilidades de atuação do ensino de História nesse contexto marcado pelo uso do passado medieval por grupos de extrema direita em ambientes digitais (em específico as redes sociais).
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