NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS NO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA: UM CAMPO DE DISPUTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.318

Palavras-chave:

Ensino de história, Museu da Baronesa, Contranarrativa, Narrativa

Resumo

O presente artigo visa tecer reflexões sobre como o Museu Municipal Parque da Baronesa pode ser usado nos contextos educacionais diversos como um importante instrumento de consolidação de narrativas e criação de contranarrativas sobre a representação das pessoas negras, especificamente durante os séculos XIX e início do século XX, na cidade de Pelotas/RS. Para tanto, usaremos as vitrines criadas pela historiadora Natalia Pinto (2019) para o projeto “Visibilidade do Negro no Museu da Baronesa”, disponíveis no acervo digital do museu e utilizadas em exposições temporárias criadas pela instituição, usando como metodologia a revisão bibliográfica, atrelada ao conceito de consciência histórica, conforme proposta por Jorn Rüsen, no intento de entender de que forma essas narrativas podem contribuir para o entendimento e leitura dos estudantes sobre multiperspectiva histórica.

Biografia do Autor

Nathalia Vieira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Técnica Agrícola, formada no curso técnico em Agropecuária pelo Campus Pelotas Visconde da Graça (2017). Graduada do curso de História - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019 - 2022). Mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela UFPel e graduanda em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Julia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande

Professora de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, coordenadora do Laboratório Independente de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas -LABEC, formada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), possui especialização em Teologia com habilitação para Ensino Religioso, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Desenvolveu pesquisa sobre a obra do historiador Lucien Febvre. Para o mestrado dedicou-se a análise da obra do historiador Sérgio Buarque de Holanda e produziu o trabalho intitulado Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, diálogos com a política e a história do Brasil, dissertação defendida em 2005. Em sua tese para doutoramento analisou, de forma comparativa, o ideário nacionalista nos escritos jornalísticos de Sérgio Buarque de Holanda e Assis Chateaubriand e defendeu tese em 2008. Atualmente ministra as disciplinas de Introdução aos Estudos Históricos e Brasil Contemporâneo no curso de Arquivologia e Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura. Atualmente pesquisa o papel das tendências historiográficas na construção dos saberes históricos nos livros didáticos.

Darcylene Pereira Domingues, Universidade Federal de Pelotas

Darcylene Pereira Domingues, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Pelotas. Graduada no curso de História Bacharelado, com ênfase em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultural na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É atualmente graduanda do curso de História Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História na mesma Universidade. Além disso, atua como Estagiária voluntária no Laboratório Independente de Pesquisa em Ensino de Ciências Humanas (LABEC) locado na FURG e coordenado pela professora Júlia Silveira Matos. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cultura e Política no Mundo Antigo da Universidade Federal do Rio Grande-FURG coordenado pelo professor Jussemar Weiss Gonçalves. E atua na área de História, com ênfase em História Antiga principalmente nos seguintes temas: Grécia Antiga, Tragédia Grega, Ensino de História, Educação Histórica e Relações de Gênero.

Rafaela Lima de Oliveira Guardalupi, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sou bolsista FAPERGS do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Didática Histórica e Ensino de História-LAPEDHI, coordenado pela Prof.Doutora Julia Matos.Pesquisadora da temática gênero e sexualidade no ensino de História. Fui bolsista CNPq do grupo de pesquisa Ensino de História Sentidos e Narrativas.Atuo como bolsista voluntária no Laboratório Independente de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas -LABEC, tendo como Orientadora a Professora Doutora Júlia Matos.De 2010 a 2017 participei também como pesquisadora no grupo de pesquisa GEFMat FURG sobre metalurgia do pó, relacionado ao curso de Engenharia Mecânica Naval

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Vieira Ribeiro, N., Silveira Matos, J., Domingues, D. P., & Guardalupi, R. L. de O. (2023). NARRATIVAS E CONTRANARRATIVAS NO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA: UM CAMPO DE DISPUTAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 144–168. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.318