LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS PARA COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS

building relationships between school and academic knowledge to understand history teaching in brazilian authoritarian governments

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.300

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro didático, Historiografia

Resumo

A disciplina de História deseja direcionar alguns conteúdos e discussões pertinentes a formação dos estudantes, e consequentemente, o Ensino de História também. Logo, buscamos nesse estudo relacionar a produção historiográfica acadêmica sobre governos autoritários brasileiros no século XX, os saberes didáticos nos manuais escolares de história e o Ensino de História. Utilizamos como referencial teórico o historiador alemão Jörn Rüsen a partir das quatro constituições de sentido: percepção, interpretação, orientação e motivação e como metodologia análise de conteúdos nos materiais didáticos.

Biografia do Autor

Darcylene Pereira Domingues, Universidade Federal de Pelotas

Darcylene Pereira Domingues, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal de Pelotas. Graduada no curso de História Bacharelado, com ênfase em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultural na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É atualmente graduanda do curso de História Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História na mesma Universidade. Além disso, atua como Estagiária voluntária no Laboratório Independente de Pesquisa em Ensino de Ciências Humanas (LABEC) locado na FURG e coordenado pela professora Júlia Silveira Matos. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cultura e Política no Mundo Antigo da Universidade Federal do Rio Grande-FURG coordenado pelo professor Jussemar Weiss Gonçalves. E atua na área de História, com ênfase em História Antiga principalmente nos seguintes temas: Grécia Antiga, Tragédia Grega, Ensino de História, Educação Histórica e Relações de Gênero.

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande

Professora de História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Ensino em Didática da História - LAPEDHI, formada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), possui especialização em Teologia com habilitação para Ensino Religioso, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Desenvolveu pesquisa sobre a obra do historiador Lucien Febvre. Para o mestrado dedicou-se a análise da obra do historiador Sérgio Buarque de Holanda e produziu o trabalho intitulado Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, diálogos com a política e a história do Brasil, dissertação defendida em 2005. Em sua tese para doutoramento analisou, de forma comparativa, o ideário nacionalista nos escritos jornalísticos de Sérgio Buarque de Holanda e Assis Chateaubriand e defendeu tese em 2008. Atualmente ministra as disciplinas de Introdução à História no curso de Arquivologia e as disciplinas de História Política, História e Gênero e Metodologia do Ensino de História para os cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Atualmente pesquisa o papel das tendências historiográficas na construção dos saberes históricos nos livros didáticos.

Nathalia Vieira Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Técnica Agrícola, formada no curso técnico em Agropecuária pelo Campus Pelotas Visconde da Graça (2017). Graduada do curso de História - Licenciatura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2019 - 2022) e atualmente mestranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Rafaela Lima de Oliveira Guardalupi, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em História Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sou bolsista FAPERGS do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Didática Histórica e Ensino de História-LAPEDHI, coordenado pela Prof.Doutora Julia Matos.Pesquisadora da temática gênero e sexualidade no ensino de História. Fui bolsista CNPq do grupo de pesquisa Ensino de História Sentidos e Narrativas.Atuo como bolsista voluntária no Laboratório Independente de pesquisa em Ensino de Ciências Humanas -LABEC, tendo como Orientadora a Professora Doutora Júlia Matos.De 2010 a 2017 participei também como pesquisadora no grupo de pesquisa GEFMat FURG sobre metalurgia do pó, relacionado ao curso de Engenharia Mecânica Naval.

Referências

ALLIEU, N. De lHistoire dês chercheurs à lHistoire scolaire. In: DEVELAY, M. Savoirs scolaires et didactique dês disciplines: une encyclopédie pour aujourdhui. Paris: ESF Editeur, 1995.

BARCA, Isabel. Educação Histórica: Uma nova área de investigação. In. ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de pesquisa em Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005, p.15-25.

BARCA, Isabel. Aula Oficina: um projecto à avaliação. In. BARCA, I. (org.) Para uma educação histórica com qualidade. Braga: Uminho, 2004, p.131-144.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Rio de Janeiro: Edições 70, 1979.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula. 11.ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BARDIN, Laurence. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CERTEAU, Michel de. Fazer história. In:--- A escrita da história. 2 ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2000.

FERRO, Marc. A manipulação da História no ensino e nos meios de comunicação. São Paulo: IBRASA, 1983.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de Ensino de História. 11 ed. Campinas/SP: Papirus editora, 2003.

LUCA, Tânia Regina de. Livro didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luís & MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, pp. 151-172.

MATHIAS, Carlos Leonardo Kelmer. O Ensino de História no Brasil: contextualização e abordagem historiográfica. História Unisinos 15(1):40-49, Janeiro/Abril 2011 Disponível em revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/viewFile/959/163. Acesso em: 21 de març. de 2022

MATOS, Júlia Silveira. Ensino de História, diversidade e os livros didáticos: história, políticas e mercado editorial. Rio Grande: Editora da Universidade Federal do Rio Grande, 2013.

MATOS, Júlia Silveira. Ensino de História, diversidade e os livros didáticos: história, políticas e mercado editorial. 2ª edição revi. e ampl. Curitiba: CRV, 2020.

MIRANDA, Sonia Regina & LUCA, Tânia Regina. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, p.123-144 - 2004. Disponível em: http://www.scielo.com.br/pdf/rbh/v24n48/a06v24n48.pdf, Acesso em: 15/04/2012

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlete Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Professores e livros didáticos: narrativas e leituras no Ensino de História. In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, REZNIK, Luís & MAGALHÃES, Marcelo de Souza. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, pp. 175-199.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História e Educação. (Online) Porto Alegre v. 20 n. 50 Set./dez., 2016 p. 119-138. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/cwYpSWdmxxpLjK7ZRGfxhmc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15/04/2012.

NADAI, Elza & BITTENCOURT, Circe. Repensando a noção de tempo histórico no ensino. In: PINSKY, Jaime. O Ensino de História e a criação do fato. 14.ed. São Paulo: Contexto, 2011, pp. 93- 120.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura. In: PINSKY, Bassanezi. Novos temas nas aulas de História. 2ª ed. -São Paulo: Contexto, 2010.

PINSKY, Jaime & PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e conseqüente. In: ROCHA, Helenice Aparecida Basto; MAGALHÃES, Marcelo De Souza; GONTIJO, Rebeca. A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro, FGV, 2009

RODRIGUES, Maria Rocha. Os usos do conhecimento histórico na compreensão da realidade. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 2003.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula.11.ed. São Paulo: Contexto, 2010, pp. 54-66.

SILVA, Cristiani Bereta; ZAMBONI, Ernesta. Ensino de História, memória e culturas. São Paulo: Editora CRV, 2020.

VOGLER, Jean. Pourquoi enseigner lhistoire à lécole? Paris: Hachette, 1999.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Domingues, D. P., Matos, J. S., Ribeiro, N. V., & Guardalupi, R. L. de O. (2024). LIVROS DIDÁTICOS E HISTORIOGRAFIA: CONSTRUINDO RELAÇÕES ENTRE SABERES ESCOLARES E ACADÊMICOS PARA COMPREENDER O ENSINO DE HISTÓRIA DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS BRASILEIROS: building relationships between school and academic knowledge to understand history teaching in brazilian authoritarian governments. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 230–244. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.300