O DIGITAL NO DESIGN DE “LUGARES” SEGUROS – ESTUDO DE CASO DE UMA PLATAFORMA PARA APOIO À VÍTIMA EM CASOS DE BULLYING EM AMBIENTE ESCOLAR

case study of a plataform to support victims in cases of bullying in the school environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.320

Palavras-chave:

Bullying, Comunicação Digital, Design Digital

Resumo

No contexto atual de globalização e constante evolução do papel da internet nas relações entrepartes, a prática do cyberbullying aumentou, ganhando predominância na sociedade, e na cultura escolar. A presente investigação estuda o desenvolvimento da plataforma digital Nook, que propõe auxiliar possíveis vítimas em ambiente escolar, construindo uma atmosfera segura para vítimas e denunciantes, e ainda disponibilizar apoio psicológico por profissionais. O projeto foi desenvolvido no âmbito da investigação e de acordo com metodologias de Design Thinking, UX/ UI Design, UCD e SUS adaptada de John Brooke.  Assim, o digital pode ser utilizado por todos os atores educativos de forma a permitir acessibilidade e rapidez através de plataformas eficientes trabalhadas para combater o problema.

Biografia do Autor

Jorge Pereira, IPCA ID+

Jorge Brandão Pereira (Professor Adjunto) é diretor da Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Presidente do Conselho Técnico-científico da ESD-IPCA. Doutorado em Media Digitais ¿ variante Indústrias, Públicos e Mercados, Universidade do Porto (2015), integrado no programa UT Austin-Portugal. Investigador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, grupos Unexpected Media Lab e CAOS. Research Coordinator no projeto 'The Mediated City' (AMPS ¿ Architecture, Media, Politics and Society) e Vice-President for Design Ethics da United Designs Alliance. Membro da ATIPO

Referências

APAV. Apoio à vítima, Folha Informativa. 2021. Disponível em: https://apav.pt/apav_v3/images/pdf/FI_Bullying_2020.pdf. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

BROOK, J. SUS: A quick and dirty usability scale. 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228593520_SUS_A_quick_and_dirty_usability_scale. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

CASTELLS, M. A Galáxia da Internet – Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

GARRETT, J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. Second Edition. ISBN 13: 978-0-321-68368-7, 2011.

GAUSEPOHL, K., SMITH-JACKSON, T., KLEINER, B., ARTHUR, J. A conceptual model for the role of storytelling in design: leveraging narrative inquiry in user-centered design (UCD). doi: 10.1007/s12553-015-0123-1.

GIBBONS, S., e NORMAN NIELSEN GROUP. Design Thinking 101. 2016. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/design-thinking/. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

GOMES, M., DIAS, M. Bullying no contexto escolar: entender, intervir e prevenir. (Coimbra). ISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 05. 2017.

MOREIRA, J., SHELEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, Vol. 20, 63438, São Paulo. ISSN: 2179-2925. 2020.

NIELSEN. Norman Nielsen Group – Ten Usability heuristics. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

NIELSEN. Norman Nielsen Group – Why you only need to test with 5 users. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/why-you-onlyneed-to-test-with-5-users/. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

PÚBLICO. Combater o bullying, promover a saúde psicológica. 2020. Disponível em: https://www.publico.pt/2020/10/20/p3/cronica/combater-bullyingpromover-saude-psicologica-1935807. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

PEREIRA, S. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores: Cyberbullying: o pensamento dos professores, Coimbra, 2011.

PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed., Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, M. Cyberbullying na adolescência: perfil psicológico de agressores, vítimas e observadores, Lisboa, 2015.

SANTOS, A., M, e GROSSI, P., K. Fenômeno Bullying: desvendando esta violência nas escolas públicas de Porto Alegre. Revista textos e contextos, Porto Alegre, 2008.

SESSO, B. Design Centrado no Usuário no desenvolvimento de software (Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo, Bacharelado em Ciências da Computação), 2018.

SIC NOTICIAS. Um em cada três jovens é vítima de bullying nas escolas. 2020. Disponível em: https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-10-20-Um-emcada-tres-jovens-e-vitima-de-bullying-nas-escolas-1. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

SIC NOTICIAS. Queixas de bullying nas escolas aumentaram. 2022. Disponível em: https://sicnoticias.pt/pais/2022-10-20-Queixas-de-bullying-nas-escolas-aumentaram-9455108e. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

SILVA, J., OLIVEIRA, W., ZEQUIÃO, M., LIZZI, E., PEREIRA, B., SILVA, M. Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metaanálise. Brasil, ISSN 1413-389X, 2018.

EU Kids Online. EU Kids Online 2020: Survey results from 19 countries. EU Kids Online – SMAHEL, D., MACHACKOVA, H., MASCHERONI, G., DEDKOVA, L., STAKSRUD, E., ÓLAFSSON, K., LIVINGSTONE, S., e HASEBRINK, U. 2020.

SOARES, C. Proposta de Princípios para Simplicidade e Complexidade no Interface Gráfica: Design de uma ferramenta de autoria no âmbito do projeto CHIC. (Especialização em Cultura e Artes, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), 2021.

UNICEF. Mais de um terço dos jovens em 30 países relatam ser vítimas de bullying online. 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

UNICEF. Programme Division/ Child Protection and Education. 2019. Disponível em: https://www.unicef.pt/global-pages/_/porfimaviolencia-nas-escolas/. Acesso em: 15 de outubro de 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Guimarães, B., & Pereira, J. (2023). O DIGITAL NO DESIGN DE “LUGARES” SEGUROS – ESTUDO DE CASO DE UMA PLATAFORMA PARA APOIO À VÍTIMA EM CASOS DE BULLYING EM AMBIENTE ESCOLAR: case study of a plataform to support victims in cases of bullying in the school environment. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 227–254. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.320

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História