CURTE, COMPARTILHA E SALVA – USO DO INSTAGRAM PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.323

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação Básica, Redes sociais, Instagram

Resumo

O uso de redes sociais é uma questão constante nos diversos segmentos da Educação. A falta de foco nas atividades pedagógicas e as questões de saúde mental e de segurança convivem com a possibilidade de ampliação ao acesso à informação e à divulgação científica de qualidade. Não se pode tratar o tema como dicotomia, mas problematizá-lo no contexto educacional; assim este relato de experiência docente objetiva sistematizar e avaliar práticas de uso Instagram no ensino de história, em uma escola municipal de Campinas/SP, entre 2020 e 2023. Os resultados, especialmente em atividades práticas, foram promissores, mas também revelaram desafios quanto à inclusão digital das/dos estudantes, ao acesso à infraestrutura adequada e à organização dos tempos pedagógicos de trabalho.

Biografia do Autor

Harian Pires Braga, UNICAMP e Prefeitura Municipal de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2022), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é diretor de Patrimônio e Memória da Federação Universitária Paulista de Esporte, membro do Grupo de Pesquisa de Futebol da Universidade Estadual de Campinas (GEF) e Professor de História da Prefeitura Municipal de Campinas. Tem experiência nas áreas de História, Educação e Educação Física.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Braga, H. P. (2023). CURTE, COMPARTILHA E SALVA – USO DO INSTAGRAM PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM SALA DE AULA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 456–481. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.323

Edição

Seção

Anais do I Congresso Internacional de Humanidades Digitais, Cultura e Ensino, juntamente com o II Simpósio Nacional de Mídias, Tecnologias e História