O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS

usando metodologias ativas para uma educação do futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.693

Palavras-chave:

Tecnologias, Metodologias ativas, Construcionismo, Autonomia

Resumo

Nesse trabalho apresentamos uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de determinar as principais ações realizadas nas escolas municipais de Manaus, tendo em vista um ensino construcionista voltado para as metodologias ativas, o que permitiu fazer um levantamento teórico prático destas ações desenvolvidas nas escolas municipais de Manaus no que se refere ao uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Além da análise teórica de algumas referências que nos permitem nortear o uso de tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem segundo um determinado estilo de ensino, realizamos uma pesquisa exploratória onde através de entrevistas conseguimos compreender como a SEMED, através do NTE tem se organizado para uma educação global com o uso de metodologias ativas. Concluímos que, apesar de alguns entraves, muitas ações têm sido realizadas e que a SEMED está no caminho certo tendo em vista uma educação para o futuro que envolve mais do que nunca tecnologias.

Biografia do Autor

José de Alcântara Filho, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (1994-1998). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (2004-2006). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA - (2006-2008). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do mato Grosso - UFMT. Professor Adjunto nível A da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Concursado pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC - Professor do Ensino Médio. Membro do grupo de pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências naturais na Amazônia (AIECAM).

Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), Diploma de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995). Graduação em Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), AAtuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos didáticos no Laboratório de Ensino Básico. Processos Cognitivos através dos conhecimentos teóricos e práticos em Ciências, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada: Física Geral, Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Electromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Moderna. Tópicos de Física no Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física (DF), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor credenciado do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Membro da Comissão Nacional Assessora de Área (CAA) do ENADE 2024.

Kleitson, Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM

Apaixonado por Ciência, Tecnologia e Educação. Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista (2021), Mestre em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2021) e Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua como Educador Google, Professor Formador das ferramentas Google for Education, Professor Formador na Disciplina Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior e Professor de Ciências para o Ensino Fundamental. Atualmente é Assessor Tecnico no Departamento de Programas e Políticas Educacionais - DEPPE e participa do Grupo de Trabalho BNCC Computação da SEDUC/AM. 

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Alcântara Filho, J. de, Nicot, Y. E., & Tenório, K. J. L. (2025). O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS: usando metodologias ativas para uma educação do futuro . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 1–17. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.693

Edição

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Artigos