The Use of Educational Technologies in Municipal Schools of Manaus

Employing Active Methodologies for Future-Oriented Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.693

Keywords:

Technologies, Active methodologies, Construcionism, Autonomy

Abstract

In this work, we present a survey carried out with the aim of determining the main actions developed in the municipal schools of Manaus, with a view to constructionist teaching, focused on active methodologies. Methodologies, which made it possible to carry out a theoretical theoretical and practical survey of these actions developed in the municipal schools of Manaus with regard to the use of technologies in the teaching and learning process. In addition to the theoretical analysis of that allow us to guide the use of educational technologies in the teaching and learning process according to a certain teaching and learning process according to a certain teaching style, we carried out an exploratory exploratory research where, through interviews, we were able to understand how SEMED, through the NTE, has organized itself towards a global education with the use of methodologies. We concluded that, despite some obstacles, many actions have been carried out and that SEMED is on the right track with a view to an education for the future that involves technology more than ever.

Author Biographies

José de Alcântara Filho, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (1994-1998). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM - (2004-2006). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA - (2006-2008). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do mato Grosso - UFMT. Professor Adjunto nível A da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Concursado pela Secretaria Estadual de Educação - SEDUC - Professor do Ensino Médio. Membro do grupo de pesquisa Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências naturais na Amazônia (AIECAM).

Yuri Expósito Nicot, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui pós doutoramento na área de Ensino de Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal, no Departamento de Física e Astronomia, ano 2017. Doutorado em Educação (Ciências Pedagógicas) pela Universidade de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba (ano 2001), Diploma de doutorado revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ano 2011. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Oriente, Cuba (ano 1995). Graduação em Licenciatura, especialidade Física e Astronomia pela Universidade de Oriente, Faculdade de Estudos Pedagógicos Frank País Garcia, Santiago de Cuba, Cuba (ano 1984), AAtuação no Ensino Superior a través dos seguintes temas: Componentes didáticos e curriculares do Processo de Ensino e Aprendizagem da Educação Superior, Didática Geral e Especial do Processo de Ensino e Aprendizagem da Física, Aplicações da Física na resolução de problemas e experimentos didáticos no Laboratório de Ensino Básico. Processos Cognitivos através dos conhecimentos teóricos e práticos em Ciências, Metodologia da Pesquisa Científica, Práticas de Ensino de Física Geral para a formação de professores. Física Aplicada: Física Geral, Mecânica Clássica, Mecânica Teórica e Resistência de materiais, Física Molecular, Termodinâmica e Calor, Electromagnetismo e Ondas, Óptica, Física Quântica, Física do Estado Sólido e Física Moderna. Tópicos de Física no Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física (DF), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Professor credenciado no programa de Pós - Graduação, Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor credenciado do Programa Pós - Graduação Rede Amazônica de Ensino de Ciências (REAMEC) para a formação de Doutores em Ciências e Matemática na Amazônia (Polo Manaus/UEA), UFAM, UFMG, UFPA. Membro da Comissão Nacional Assessora de Área (CAA) do ENADE 2024.

Kleitson José Lima Tenório, Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC/AM

Apaixonado por Ciência, Tecnologia e Educação. Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2017), Especialista em Gestão e Governança de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista (2021), Mestre em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2021) e Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua como Educador Google, Professor Formador das ferramentas Google for Education, Professor Formador na Disciplina Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior e Professor de Ciências para o Ensino Fundamental. Atualmente é Assessor Tecnico no Departamento de Programas e Políticas Educacionais - DEPPE e participa do Grupo de Trabalho BNCC Computação da SEDUC/AM. 

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Published

2025-04-30

How to Cite

Alcântara Filho, J. de, Nicot, Y. E., & Tenório, K. J. L. (2025). The Use of Educational Technologies in Municipal Schools of Manaus: Employing Active Methodologies for Future-Oriented Education. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(7), 1–17. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i7.693