APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ: AUTENTICIDADE DOS ARQUIVOS DIGITAIS EM PESQUISAS HISTÓRICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.841

Palavras-chave:

Arquivos, Humanidades digitais, História

Resumo

O dossiê Autenticidade dos Arquivos Digitais em Pesquisas Históricas teve por objetivo acolher estudos e pesquisas que utilizam arquivos digitais como fonte documental, considerando os processos de autenticidade neles presentes. Ele se justifica pela necessidade verificada do desenvolvimento de trabalhos voltados para a área da História e seus subcampos de investigação como História da Educação, História da Educação Matemática, História Digital, História Pública, entre outras.

Biografia do Autor

Jorge Brandão Pereira, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Jorge Brandão Pereira (Professor Adjunto) é diretor da Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Presidente do Conselho Técnico-científico da ESD-IPCA. Doutorado em Media Digitais ¿ variante Indústrias, Públicos e Mercados, Universidade do Porto (2015), integrado no programa UT Austin-Portugal. Investigador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, grupos Unexpected Media Lab e CAOS. Research Coordinator no projeto 'The Mediated City' (AMPS ¿ Architecture, Media, Politics and Society) e Vice-President for Design Ethics da United Designs Alliance. Membro da ATIPO

Jonathan Machado Domingues , Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Especialista em Educação, Gêneros e Sexualidade pela Faculdade Iguaçu. Licenciado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: Educação Matemática, História da Educação Matemática, Direitos Humanos e Diversidade de Gênero e Sexualidade

Luiz Gustavo Martins da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Historiador, sob o registro profissional 0000191/MG. Mestre e licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutorando na área pela mesma instituição. Pesquisador discente do Núcleo de Pesquisas CNPq Impérios e Lugares no Brasil (ILB-UFOP). Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS-UFT). Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO), da Associação Nacional de História (ANPUH-TO) e da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD). Editor administrativo/secretário da revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais (CONEHD). Assistente de Comunicação da revista Almanack, vinculada à UNIFESP. Possui experiência na área de História do Brasil imperial, História contemporânea, História política, Paleografia, Ensino de História e Aprendizagem Histórica, com ênfase nos temas do exílio político e migrações, liberalismo, revoluções atlânticas, contrarrevolução, miguelismo, humanidades digitais, tecnologias de informação e comunicação. Autor do livro "Entre penas e impressos: a experiência política de exilados liberais na Europa e no Brasil (1826-1837)"

Viviane Barros Maciel, Universidade Federal de Jataí

Doutora em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); cursou Doutorado Sanduíche na Universidade de Limoges - França (Projeto de Cooperação Internacional financiado pela Capes-Cofecub)); Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Jatai (UFJ), na Faculdade de Educação/Pedagogia, área de Educação Matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nos Anos Iniciais (GEMAIS - CNPq). É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás (IFG/Jataí) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: a matemática nos manuais pedagógicos, fundamentos e metodologias de matemática, história da educação matemática, saber profissional do professor que ensina matemática, ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais. 

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Pereira, J. B., Domingues , J. M., Silva, L. G. M. da, & Maciel, V. B. (2023). APRESENTAÇÃO - DOSSIÊ: AUTENTICIDADE DOS ARQUIVOS DIGITAIS EM PESQUISAS HISTÓRICAS. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(03), 1–3. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i03.841