Autenticidade dos arquivos digitais nas pesquisas históricas da educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.78

Palavras-chave:

História da educação matemática, Arquivologia, Narrativa Histórica

Resumo

Esta investigação bibliográfica se insere no campo da História da educação matemática (Hem), tendo como tema "autenticidade de arquivos digitais”. O objetivo do artigo é investigar a utilização de arquivos digitais em pesquisa do campo da Hem, norteando-se pelo seguinte problema de pesquisa: Como os arquivos digitais vêm sendo utilizados como fontes empíricas nas pesquisas da Hem? Para isso, o texto amparou-se em Duranti (1994) para potencializar a discussão sobre as características que constituem um arquivo. Por meio da análise dos trabalhos desenvolvidos no campo da Hem infere-se que a nota de rodapé é um instrumento de grande valia para autenticar a utilização de um arquivo digital em uma narrativa histórica.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (PPGESIA - UNIFESP). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT-UFSC). Graduado em Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- Maracanã). Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática e formação de professores. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, história digital, história da educação matemática, Educação Matemática e formação de professores. Em tempos do Mestrado foi bolsista CAPES PROEX.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Domingues, J. M. (2023). Autenticidade dos arquivos digitais nas pesquisas históricas da educação matemática. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 16–31. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.78

Edição

Seção

Artigos