Differences in the utility and usability of digital tools: the segmentation of fashion content in contributing to the social well-being of the elderly

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.76

Keywords:

Elderly, Usability, Utility, Visual image, Well-being

Abstract

Due to the increase in the elderly’s life expectancy and the growth of the population, computerized technology becomes present in the contribution of their longevity, providing a coexistence with accessible digital mechanisms. The aging process develops through lived stories and their chronological counting and it is present in this study by an investigation into the inclusion of digital tools in the daily life of the elderly people. This study presents an investigative approach to the elderly and the presence of digital tools, which found that it is possible to segment fashion content in contributing to subjective well-being in digital access by the elderly. Therefore, this research delves into access by the elderly, digital tools and the identification of the contents accessed and viewed by them. The study begins with an investigation regarding the knowledge of digital tools, their usefulness and usability of the digital instruments currently available. Therefore, understanding the main objective of this study is justified, that is, fashion can be oriented as content of applications accessed by the elderly, becoming present in their accesses, through a conceptual model based on education technology. Therefore, this study is classified as a basic, qualitative and descriptive research. Regarding the technical procedures, the theoretical basis was elaborated, in particular, through books, articles, dissertations and theses, highlighting fashion as the center of subjects and contents, guaranteeing the visual image, self-esteem and well-being of the elderly people. It is concluded that the understanding of content related to fashion can contribute to the visual image and its subjective well-being, which resulted in the interest and understanding regarding a segment according to elderly’s interests.

Author Biographies

João Jacques Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

A busca por soluções no universo digital é desafio constante e aguça minha curiosidade por processos, métodos, ações e pessoas. O desejo (cada vez maior!) por conhecimento me movimenta para aprender, querer entender, criar, prototipar e executar projetos que contribuam para um ecossistema de negócios.

Icléia Silveira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Lucas da Rosa , Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. 

Monique Vandresen , Universidade do Estado de Santa Catarina

Jornalista e professora universitária, trabalha desde 1988 com Jornalismo Cultural, tendo editado o caderno de cultura do jornal O Estado e colaborado com publicações como Revista Nova Cosmopolitan, Revista Veja, Revista Empreendedor, Jornal O Catarina, Jornal da Indústria e Comércio, Jornal AN Capital. Trabalhou na TV Cultura e produziu vídeos e roteiros para a UDESC, UFSC e Ministério da Educação. É Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005) e desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase no papel da revista feminina na construção de conceitos de moda e elegância. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, realizou estagio pos doutoral na University of California- Riverside. Possui experiência na área de Moda, Arte e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: Transmídia, Novas Mídias, Moda, Comportamento, História, Comunicação e Consumo. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com mestrado em Desenvolvimento pelo Institute Of Social Studies (1993) , onde foi bolsista do Governo Holandês.Professora dos Programas de Pós Graduação Maestría en Diseño Gráfico e Maestría en Diseño Estratégico y Social na USIL / Universidad San Ignacio de Loyola, em Lima, Peru.

Published

2023-05-02

How to Cite

Jacques Neto, J., Silveira, I., da Rosa , L., & Vandresen , M. (2023). Differences in the utility and usability of digital tools: the segmentation of fashion content in contributing to the social well-being of the elderly. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 197–221. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.76